São Paulo, sábado, 27 de outubro de 2012

Capa

Procura-se um astro

Meninos de 7 a 15 anos fazem teste para ser Michael Jackson em musical

EDITORA DA "FOLHINHA"

Luiz Henrique Rocha, 11, entrou no estúdio com três folhas de papel nas mãos. Os holofotes estavam acessos, as câmeras, ligadas, e um jurado lhe disse para começar.

Luiz deveria cantar "I'll Be There", sucesso de Michael Jackson. Era a sua chance de ganhar o papel do cantor quando criança, em um musical sobre a vida do astro, que estreia no Brasil no próximo ano.

Mas Luiz olhou para a letra da música e a voz mal saiu. Nervoso, cantava baixinho, só se ouvia o piano que acompanhava os candidatos nesse teste para o "Thriller Live".

Os jurados, que falam inglês -o espetáculo é de Londres e terá versão brasileira-tentaram ajudar: "Stronger (mais forte, o tradutor explicava)". O diretor musical, John Maher, pediu para Luiz mudar de música, para "I Want You Back". E o tradutor repetiu sua pergunta em português. "Você entende o refrão? 'Oh, baby, give me one more chance...' É um menino que pede que a namorada lhe dê mais uma chance." John queria que Luiz entendesse para cantar com emoção. Melhorou, mas não o suficiente.

Nesta semana, cerca de 50 meninos entre 7 e 15 anos participaram, em São Paulo, de testes, que serão mostrados, em dezembro, na TV Record. Quatro serão escolhidos para se revezar no papel de Michael criança.

"No Brasil, a língua diferente atrapalha as crianças. E aqui há pouco investimento em escolas de música", disse John à "Folhinha". Mas ele anima os aspirantes a astro: "Uma criança que tenha um talento natural pode ser treinada e aprender."
(LAURA MATTOS)

MAIS FORTE, LUIZ
Luiz Henrique Rocha, 11, começou o teste para o papel de Michael Jackson cantando baixinho. Aos poucos, o diretor musical, John Maher, foi tranquilizando o garoto, que conseguiu deixar a voz sair mais forte. Luiz toca violoncelo há dois anos e ensaiou por dois dias músicas de Michael. "Fiquei vendo clipes dele no YouTube."

JOÃO, VOZ DE HOMEM
João Pedro Rocha, 15, tem uma voz boa, disseram os jurados. O problema é que está naquela fase em que a voz dos meninos muda, da de criança para a de homem. Nessa época, ela fica oscilando entre uma e outra. Mas João tem futuro, eles garantem.

DANÇA, ISAQUE
Isaque Alexandre Lopes, 11, chegou do Rio de madrugada para participar do teste, em São Paulo. Com cabelos à Michael Jackson, ele faz shows imitando o cantor. No teste, os jurados pediram para ele dançar como o astro. Isaque mandou bem.

DIEGO, O MINI-MICHAEL
O garoto preencheu sua ficha assim: Diego Mini-Michael Jackson Jimenez, 12. Os jurados quiseram saber por quê. "Comecei a imitar o Michael na escola e virei mini-Michael. Ontem estava ensaiando e juntou um monte de gente. Foi legal, gosto de público."

Como virar um Michael Jackson?

O que os jurados procuram nos candidados

- Ter presença de artista (se sentir bem no palco; diante da plateia, não ter vergonha)
- Voz forte
- Ser capaz de sentir a música (não adianta só cantar, é preciso entender o que a letra diz e intepretar aquilo, como um ator)
- Saber dançar
- Ser moreno ou negro


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.