São Paulo, quinta, 3 de dezembro de 1998
 
 


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RESUMÃO DE BIOLOGIA

As relações entre as espécies e a preservação ambiental

ROSANA DOS SANTOS JORDÃO
especial para a Folha

Ecologia é o estudo das interações entre os seres vivos e das relações destes com o ambiente. Conhecer essas relações é importante para que o homem possa interferir nos ecossistemas de modo consciente, buscando conciliar o desenvolvimento com a preservação ambiental.
As interações entre os seres vivos podem ocorrer tanto entre indivíduos de uma mesma espécie (intra-específicas), como entre organismos de espécies diferentes (interespecíficas). Essas relações podem ser consideradas harmônicas ou desarmônicas.
As harmônicas (positivas) são aquelas em que não há prejuízo para nenhum dos indivíduos em associação e nas quais ocorrem benefícios para ambos ou para apenas um deles. As desarmônicas (negativas) são aquelas em que pelo menos um dos indivíduos é prejudicado.
É importante lembrar que algumas relações desarmônicas sob o ponto de vista do indivíduo, como o predatismo ou o parasitismo, podem ser consideradas boas para a comunidade, já que evitam a superpopulação de determinadas espécies, mantendo o equilíbrio ecológico.


Rosana dos Santos Jordão é professora de biologia e ciências da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice





Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.