São Paulo, quinta-feira, 01 de julho de 2004
  Texto Anterior | Índice

Estudos também ficam prejudicados

DA REPORTAGEM LOCAL

Com o estresse, o aluno diminui a sua capacidade de concentração e de absorção das informações, o que, em ano de vestibular, gera ainda mais estresse, que diminui o rendimento no estudo, e assim segue o ciclo vicioso.
O aumento da sensibilidade por causa do estresse faz com que a candidata de engenharia de alimentos Carolina Guerino Pedral, 19, muitas vezes não consiga se concentrar nas aulas do cursinho.
"Por mais baixa que seja, qualquer conversinha atrás de mim me deixa tão irritada que acabo prestando mais atenção no papo do que no professor. Se estivesse bem, esqueceria que tinha gente falando. Com isso fico ainda mais nervosa, porque sei que a aula é importante", afirmou Carolina.
O problema, porém, não fica restrito às aulas. O estudo em casa também pode ficar comprometido com o estresse. "Tem dia que não adianta estudar porque não dá para aprender. Mas aí atrasa a matéria, o que acaba me deixando mais nervosa", disse ela.
Segundo a professora de psicologia da Unesp e uma das autoras do estudo, Sandra Leal Calais, quanto mais estressado o vestibulando, menos ele entende. "Em níveis baixos, o estresse é até útil, porque deixa a pessoa mais esperta. Quando ele é duradouro, entretanto, pode inibir a resposta inteligente e o raciocínio lógico."
Romper o ciclo vicioso, contudo, não é fácil. Caso o aluno não consiga sozinho, deve procurar a ajuda de profissionais. "O vestibulando percebe que não tem retorno de seu esforço e se estressa mais, até chegar a um ponto em que não agüenta e desiste ou então dá uma parada. O ideal é que ele saiba lidar com o estresse antes de chegar a esse ponto", disse a psicóloga Marilda Lipp, da PUC de Campinas.
Para atenuar o estresse, especialistas recomendam alimentação rica em verduras e legumes, exercícios físicos regulares, atividades relaxantes e aprender a respeitar os próprios limites.


Texto Anterior: 90% das candidatas têm estresse
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.