São Paulo, terça-feira, 01 de julho de 2008
  Texto Anterior | Índice

Brasileiro atuou na animação do longa "Matrix"

DA REDAÇÃO

Talento. E sorte. É a isso que o designer gráfico Eduardo Gurman, 34, atribui os nove meses que passou no set de filmagens dos longas-metragens "Matrix Reloaded" e "Matrix Revolutions" (ambos de 2003). "Eu ria sozinho", lembra ele.
Mas o trabalho em uma grande produção americana foi ainda resultado de muito esforço. Logo após se formar em design gráfico no Mackenzie e em publicidade na Metodista, em 1998, ele foi para Los Angeles fazer um mestrado em efeitos especiais. Após um ano e meio estudando, foi trabalhar com animação de videogame.
E a sorte bateu à sua porta: a empresa em que trabalhava foi contratada pela produtora do "Matrix" para fazer as duas seqüências do longa. No set, era usado o software EVA -em que sensores colocados nas articulações dos atores transmitem a informação para um computador que gera a animação do corpo humano.
Depois das filmagens, houve os ataques de 11 de Setembro, e Eduardo resolveu voltar, pois as empresas não estavam mais contratando. Em São Paulo, abriu a produtora Sumatra, de animação, e deu aulas no Mackenzie.


Texto Anterior: Carreira: Design gráfico trabalha com visual
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.