São Paulo, quarta-feira, 05 de janeiro de 2011
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tema da redação pode ser atual, diz Fuvest

DE SÃO PAULO

Quem passa para a segunda fase da Fuvest não deve esperar uma redação que aborde apenas temas filosóficos, como tem acontecido nos últimos vestibulares, afirma Maria Thereza Fraga Rocco, diretora-executiva da fundação e coordenadora de português e redação.
"Não necessariamente a Fuvest opta por temas filosóficos, depende da opção da banca. Não há obrigatoriedade de ser nem filosófico nem de atualidade."
Cobrada no primeiro dia, a redação vale 50 pontos -os outros 50 vão para as questões de português da prova.
Para José Everaldo Nogueira Junior, professor do Colégio Marista Arquidiocesano e da PUC-SP, mesmo que o tema proposto seja filosófico, é importante que o candidato faça relações com assuntos da atualidade. "É um diferencial que a banca examinadora espera."

DISSERTAÇÃO
Os temas propostos pela Fuvest devem sempre ser escritos em formato de dissertação. Os candidatos precisam ficar atentos a isso, pois a relação entre o tema e o gênero textual é um dos quesitos mais avaliados.
Expressão e estrutura são outros pontos considerados na correção.
Em relação à estrutura, Nogueira Junior sugere que o estudante tome cuidado para não fazer um texto muito autoral, que fuja totalmente do tradicional. "Não pode ser igual a todo mundo, mas nem diferente de todos."
De acordo com Maria Thereza, o aluno deve obedecer à proposta. "A Fuvest valoriza a redação bem escrita."
Elaborar textos com algum diferencial, porém, não é o forte de Aline Scalisse, 20, candidata de medicina.
"Minha maior dificuldade é a redação. No ano passado, não entrei na USP por causa dela. Acho que não tenho muita criatividade."
Aline diz acreditar que foi justamente por causa dessa parte da prova que não passou para a segunda etapa da Unicamp. "Com certeza foi por causa das três redações da primeira fase." (AT e PG)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: No 3º dia, itens dificultam exame
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.