São Paulo, terça-feira, 05 de maio de 2009
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SURPRESA!

MEC e federais discutem utilização do Enem

De 55 instituições, 14 afirmaram à Folha que adotarão exame como única fase de seleção

LUISA ALCANTARA E SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

Não são só os vestibulares das universidades públicas estaduais de São Paulo que passarão por mudanças. O MEC (Ministério da Educação) quer que as federais também mexam em seus processos seletivos.
O objetivo do ministério é que as 55 universidades federais do país adotem o Enem como sistema de acesso dos vestibulandos.
Na semana passada, a Folha divulgou que pelo menos 25 delas deverão usar o novo Enem -14 delas afirmaram que usarão apenas ele como forma de acesso. Outra possibilidade é usar o exame apenas como uma primeira etapa de seleção.
A proposta do MEC estabelece que os vestibulandos poderão escolher até cinco opções de cursos em diferentes instituições. O resultado do exame é válido por três anos.
Para tal, o formato da prova, que será em outubro, está sendo repensado. Serão 200 questões testes -eram 63- com o conteúdo do ensino médio. Redação continua sendo cobrada.
Outra novidade é que, a partir do ano que vem, também haverá questões de língua estrangeira no exame: inglês ou espanhol.
Para a pedagoga Neide Noffs, diretora da Faculdade de Educação da PUC de São Paulo, "é importante tentar novos jeitos de avaliação". "Acho que ele [o novo Enem] deve ser tentado. Eu acho que a educação tem que buscar alternativas", diz.
A esperança de alguns educadores é que o novo Enem estimule uma mudança no ensino médio e que ele não seja mais visto só como a entrada em uma boa faculdade.
"O ensino médio enfrenta uma crise de identidade", afirma Remi Castioni, professor da Faculdade de Educação da UnB. "Ele fica espremido entre o fundamental e o superior."
Para melhorar a qualidade do ensino, o MEC quer fazer uma mudança radical nas escolas: acabar com a divisão por disciplinas e distribuir as 12 matérias em quatro grupos -línguas; matemática; humanas; e exatas e biológicas.


Texto Anterior: Unicamp estuda adotar testes na 1ª fase
Próximo Texto: Vale a pena saber - Inglês: Prefixos, sufixos e a leitura de textos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.