UOL

      São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tempo restante até o vestibular é suficiente para candidatos "com base"

DA REPORTAGEM LOCAL

Para os candidatos que não querem esperar até o final do ano, o vestibular de inverno da Unesp deve ter a vantagem de uma concorrência menor, já que os alunos que estão no ensino médio não poderão se matricular, mesmo se aprovados.
Segundo professores, no mês que falta até os exames, o candidato deve aproveitar para estudar, já que o tempo restante, dependendo da base anterior do aluno, pode ser suficiente para uma boa revisão. "Quem está prestando para valer agora já teve a matéria, porque pelo menos já concluiu o ensino médio. Se ele trouxe uma boa base, um mês é um bom tempo, senão, fica complicado", disse Carlos Eduardo Bindi, do Etapa.
Os professores divergem, no entanto, no que diz respeito ao que o vestibulando deve priorizar na preparação. O coordenador do Cursinho da Poli Edson Futema, por exemplo, recomenda que o candidato dê prioridade às disciplinas em que tem mais dificuldade. "Nas outras matérias, ele consegue garantir alguns pontos. Por mais dificuldade que o candidato tenha, em um mês, algum conceito ele vai conseguir aprender."
Uma dica que ele dá é tentar relacionar os tópicos mais desconhecidos com outros que o aluno domina. Por exemplo, se sabe muito de biologia, mas não entende química, o vestibulando pode tentar entrar nos conceitos da matéria por meio das reações que acontecem no interior das células.
Já Ernesto Birner, do Anglo, recomenda que os estudantes priorizem o reforço do que já sabem ou do que sentem que irão conseguir aprender no período. "Rende muito mais aprimorar o que já sabe, reduzindo as chances de errar na hora da prova, do que perder muito tempo em poucos tópicos que não se conseguirá entender direito", disse ele.


Texto Anterior: Novos campi diferenciados da Unesp ainda não têm docentes
Próximo Texto: Vale a pena saber
Matemática: Em caso de divórcio, consulte um matemático

Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.