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Memória é uma das chaves do aprendizado
DA REPORTAGEM LOCAL
O aprendizado está diretamente relacionado com a memória. O
termo memória implica codificar,
armazenar e recuperar a informação. Segundo a fonoaudióloga
Ana Maria Alvarez, uma pessoa
só tem certeza de que aprendeu
algo quando consegue fazer uma
releitura do que estudou usando
as próprias palavras.
"Isso significa que ela armazenou os dados e é capaz de recuperá-los na memória. O conteúdo
foi entendido, não decorado, por
isso ela pode reproduzi-lo."
No processo de memorização,
as pessoas aprendem por analogia, fazendo algum tipo de comparação, relacionando as novas
informações e associando-as com
aquelas que já estão guardadas.
"Por isso memorizar significa estar completamente presente ao
que acontece, com todos os sentidos em alerta, concentrado", diz.
Mas o que na teoria é muito claro e simples, na prática, é um pouco mais complexo. Para um adolescente, estar 100% presente em
todas as aulas e todos os dias é
uma missão difícil. "Toda atividade de atenção e memória está relacionada aos hormônios e à maturidade. É natural que os adolescentes se dispersem mais facilmente que os adultos", explica a
fonoaudióloga. "Mas, para aqueles que passam do limite e se distraem com um lápis caindo no
chão, há exercícios que ajudam a
desenvolver a concentração."
O hábito, segundo ela, interfere
na capacidade de concentração.
"Nem sempre é negativo permitir
que a criança estude com o rádio
ligado. Estar habituada ao acontecimento simultâneo de suas coisas faz com que ela desenvolva o
poder de concentração."
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