São Paulo, quinta-feira, 06 de maio de 2004
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COMO ASSISTIR À AULA

Ter atenção e organização, anotar conteúdo e sanar as dúvidas são fatores importantes

Postura em classe interfere no estudo

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Talita Nascimento, que anota tudo o que é dito em classe usando canetas de cores diferentes


MAYRA STACHUK
DA REPORTAGEM LOCAL


A notar tudo? Gravar? Fazer perguntas ou ficar quieto? Muitos vestibulandos criam as suas próprias técnicas para estudar em casa, mas esquecem que a postura durante as aulas é fundamental para o aprendizado.
Segundo especialistas, prestar atenção ao que o professor fala corresponde a, pelo menos, 60% do caminho andado. "O que o aluno tem de se esforçar para fazer é entender a matéria na sala de aula, enquanto o professor está lá para tirar a dúvida e explicar quantas vezes for preciso", diz o coordenador pedagógico do Objetivo, Antônio Mário Salles. "Não adianta deixar para entender depois. Em casa é para exercitar e para revisar, não para aprender."
Para que a aula ajude o estudo em casa a render ainda mais, o professor Edmilson Motta, coordenador de matemática do Etapa, aconselha que o aluno, além de prestar atenção, anote o máximo possível as explicações dadas na sala. "Muitas observações importantes não estão nas apostilas, e as anotações da lousa podem servir como um guia de estudos para o aluno seguir em casa", diz.
A candidata a uma vaga em jornalismo Talita Nascimento, 17, segue à risca essas recomendações. Além do caderno de notas com o qual o cursinho trabalha, ela tem um fichário em que anota tudo o que considera importante nas aulas. "Tomo nota até das musiquinhas para treinar em casa."
O método citado pelos professores é o ideal, mas cada aluno tem um ritmo e uma capacidade de concentração diferentes. Nem todas as pessoas possuem, por exemplo, a atenção dividida, a capacidade de fazer duas coisas ao mesmo tempo. "Quem tem atenção dividida consegue prestar atenção e anotar ao mesmo tempo sem perder a concentração", diz a fonoaudióloga especialista em memória Ana Maria Alvarez.
"O aluno que se atrapalha ao ouvir e escrever deve priorizar a explicação do professor e depois copiar as anotações de um colega", diz Motta. "Tirar as dúvidas na aula também é muito importante. Só identificar uma incerteza em algum ponto já significa que o aluno estava prestando atenção e que compreendeu pelo menos uma parte da explicação."
É isso o que faz Bruno Rossi Felds, 18, que vai prestar administração. "Eu sou um dos que mais levantam a mão para fazer perguntas. Só sossego depois que esclareço tudo o que está nebuloso."
Há outros pontos que podem ajudar o aluno a render na sala de aula. "Quem é disperso, por exemplo, deve sentar-se na frente", diz Alvarez. "A organização é outro aspecto essencial."
Alguns alunos gravam o que o professor explica para ouvir em casa. "Eu não acredito muito nesse método, pois o aluno que usa gravador corre um risco maior de se dispersar em razão da segurança de estar gravando. Mas entender a matéria na aula é o segredo. Em casa é só rever", diz Motta.
"Tive um aluno que, no primeiro bimestre, assistia às aulas com um laptop e digitava tudo o que eu falava. Até que um dia ele desistiu do método porque percebeu que ao digitar não prestava atenção ao conteúdo, apenas reproduzia as palavras e, quando ia estudar em casa, estava cheio de dúvidas. Acredito que com o gravador seja o mesmo efeito."


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