São Paulo, terça-feira, 06 de outubro de 2009
  Próximo Texto | Índice

ADIAMENTO DO ENEM

Cursinhos fazem raio-X da prova

Alunos devem usar exame que vazou como simulado, treinando a rapidez para responder

Adriano Vizoni/Folha Imagem
Vestibulando usa prova que vazou como simulado

RICARDO GALLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Se o vazamento do Enem trouxe uma boa notícia para os alunos, foi que o exame não é nenhum bicho de sete cabeças.
Quase toda a prova é fácil, afirmam cursinhos. E o que ela tem de difícil nem é tão complexo: as questões de física, química e biologia estão entre as que mais exigem do aluno.
"Elas têm alguma sofisticação, mas não é nada muito diferente do que o aluno que se prepara para o vestibular já estuda", diz Tadeu Terra, diretor do COC.
Segundo Terra, Vera Antunes, do Objetivo, e Alberto Francisco, do Anglo, os alunos devem manter o ritmo de estudo também para os outros vestibulares e aproveitar o exame que vazou para identificar seus pontos fracos, simulando as condições do dia da prova -como o limite de tempo.
"Por um lado achei bom porque a gente pode se preparar mais, mas todo mundo já estava no clima do Enem, estamos focados nisso faz muito tempo", diz Maria Eduarda Franco, 18, que vai prestar medicina.
A nova data da prova deve sair amanhã. Veja um raio-X da que vazou, pelos cursinhos:

 


Solução está na pergunta
"Quase metade da prova você resolvia a partir dos enunciados", diz Tadeu Terra. "Está muito nítido que, a partir de uma boa leitura, tranquilamente chega-se às respostas. Em geografia, por exemplo, as questões não exigiram conhecimento nada profundo. Nenhuma atualidade, algo sobre Coreia do Norte, nada. O que se exigiu foi atenção aos gráficos."

Em matemática, o básico
Estatística, regra de três, probabilidade e juro foram os principais temas das provas de matemática, diz o professor Giuseppe Nobilioni, do Objetivo. "Está dentro do esperado. Mas foram várias questões repetidas, sobre temas parecidos. Poderiam ter variado."

Fáceis, médias e difíceis
Quase toda a prova começa por perguntas mais simples, passa pelas intermediárias e termina nas difíceis. A exceção foi a prova de matemática, que não segue necessariamente essa ordem, afirma Nobilioni, do Objetivo.

Ciências da natureza
Foi a prova que mais cobrou algum conhecimento dos alunos, principalmente em física, química e biologia.

MEC mostrou o que cai
Quem estudasse o que o Ministério da Educação mostrou que cairia (em www.enem.inep.gov.br/Enem2009-matriz.pdf) se daria bem na prova. A abrangência de conteúdo segue fielmente o que o MEC havia programado. Fazer edições anteriores do Enem também ajuda: "Tem muito do Enem antigo neste Enem novo", afirmou Edmilson Motta, coordenador do Etapa.

Um risco? O tempo
Com 180 questões, 90 a cada dia de prova, o desafio é resolver tudo a tempo. Para Nicolau Marmo, coordenador do sistema Anglo, mesmo um bom aluno terá dificuldade de terminar a prova. "A complexidade da prova está no tamanho", diz Terra, do COC.

Redação social
A redação do Enem sempre trata de temas de relevância social: a da prova que vazou tinha como tema a valorização do idoso. Olhar para trás ajuda a estudar para o que virá: floresta amazônica, violência e o poder de transformação da leitura foram temas de anos anteriores.
Colaboraram SAMIA BARBOSA e NATÁLIA SOARES


Próximo Texto: Adiamento do Enem: Em um ano de mudanças, tensão aumenta entre alunos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.