UOL

      São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidades de defesa de estudantes dizem que programa para carentes é limitado

DA REPORTAGEM LOCAL

Entidades de defesa dos estudantes carentes afirmam que o número de isenções é menor do que o necessário para atender os alunos de baixa renda. As associações defendem que devem ser beneficiados todos os estudantes que requisitarem a gratuidade da taxa de inscrição no vestibular.
"Quando um aluno pede a isenção da taxa, isso significa que ele não possui recursos para pagar a inscrição. Não é lógico deixar um ou outro sem o benefício", diz Vanessa Pinheiro, representante da Associação de Educadores da USP. Para ela, seria necessário que a Fuvest, no mínimo, dobrasse o número de isenções.
Segundo ela, o ideal seria que não houvesse nenhum limite do número de benefícios, pois a restrição inibe alguns estudantes de procurar a universidade. "O aluno carente acredita que não vá ter chance de ser selecionado e desiste do processo."
Esse argumento também é sustentado por frei David, diretor-executivo da Educafro. Segundo ele, a demanda é de cerca de 90 mil inscrições gratuitas na Fuvest. "Basta ressaltar que, no Estado de São Paulo, formam-se todos os anos 540 mil estudantes no ensino médio da rede pública."
Em 2002, afirma frei David, cerca de 2.000 estudantes da Educafro que solicitaram a isenção ficaram sem o benefício. Foi o caso da estudante Lidiana Rodrigues de Souza, 19, que concorre a uma vaga em enfermagem. Segundo ela, a renda de sua família (três pessoas) é de R$ 400. Pediu a isenção e não foi selecionada. Por esse motivo, diz, não teve como fazer inscrição para o vestibular.
Para Marisa Luppe, diretora da Coseas da USP, o número de benefícios oferecidos pela Fuvest neste ano atende quase à totalidade da demanda dos candidatos. Segundo ela, a média dos últimos dois anos foi de cerca de 23 mil qualificados e essa foi a base do cálculo para a concessão das isenções. Em 2002, foram concedidos 15.800 isenções de taxa -800 a mais que o previsto inicialmente.


Texto Anterior: Candidato deve providenciar com antecedência o histórico escolar, que é exigido na inscrição
Próximo Texto: Redação do leitor: Eliminar as redundâncias valoriza o texto
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.