São Paulo, quinta-feira, 07 de outubro de 2004
  Texto Anterior | Índice

Vendas são oportunidades de trabalho

DA REPORTAGEM LOCAL

Exemplo de estudante que imaginava ingressar na área clínica, Fernanda Dericio percebeu que poderia atuar em outro campo da veterinária: o de vendas de produtos para animais.
Pode parecer estranho o fato de um médico veterinário trabalhar com representação comercial de produtos, mas, segundo Fernanda, é imprescindível que seja um graduado da área.
"Não é só a venda. Temos as visitas técnicas, nas quais o veterinário terá de dar suporte e orientação aos criadores", explica ela, que é gerente regional de vendas de uma empresa que produz suplementos alimentares, medicamentos e nutracêuticos -alimentos com alta concentração de nutrientes para fins terapêuticos.
Segundo ela, esse é um mercado que tem carência de profissionais, já que as universidades não dão ênfase a disciplinas como marketing e vendas. "Hoje, os cursos não oferecem cadeiras nessa área. A graduação ainda é bastante voltada para o setor clínico."
Fernanda orienta os estudantes que se interessam pelo mercado a investir em cursos de vendas e de administração. Mas destaca que, para se sair bem, o veterinário, além de ter amplo conhecimento técnico, deve possuir facilidade de comunicação.

Empreendedor
O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes Arruda, afirma que outra possibilidade para se posicionar no mercado é abrir o próprio negócio.
No entanto, aponta Arruda, os alunos saem despreparados para se tornar empreendedores. "As faculdades ainda dão apenas o preparo para que o aluno entre no mercado de trabalho."


Texto Anterior: Carreira: Veterinária cresce com agronegócio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.