São Paulo, quinta-feira, 07 de novembro de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RETA FINAL

PARA MANTER A CONCENTRAÇÃO, ALTERNE LEITURA, EXERCÍCIOS E RESUMOS

Intensificar ritmo de estudo pode aumentar nervosismo

DA REPORTAGEM LOCAL

Nem aumentar nem diminuir o ritmo das atividades de preparação. Para encarar a primeira fase da Fuvest, que ocorrerá no próximo dia 17, o estudante deve manter a mesma intensidade de estudos que teve ao longo do ano.
"Estou agüentando bem o ritmo de estudos que vinha mantendo. Assim, não vou mudá-lo em nada para evitar surpresas, como me cansar ou ficar mais ansiosa", diz a estudante Gisele Rafael de Almeida, 22, que concorrerá a uma vaga no curso de direito.
Segundo Ernesto Birner, coordenador do Curso Anglo, as mudanças de última hora no hábito de estudo podem aumentar o nervosismo. "O vestibulando deve fazer as suas atividades dentro dos limites que já conhece. Isso facilitará a sua rotina nos próximos dias."
O coordenador diz que o candidato poderá encontrar alguma dificuldade para se concentrar devido à ansiedade gerada pela proximidade da prova. Para isso, ele afirma que o estudante deve fazer intervalos de 15 minutos a cada hora de leitura. "Nessa pausa, o aluno não deve assistir à televisão, por exemplo. Ele ficará curioso sobre o final do filme, e disso a sua mente não precisa. Ele deve espairecer a cabeça."
Para não perder o estímulo, Carlos Eduardo Bindi, do Etapa, diz que o vestibulando deve alternar as tarefas durante o estudo: reservar tempo para a leitura, para a resolução de exercícios e para a preparação de resumos. "Uma dica é que o aluno refaça os resumos que já possui. Isso o ajudará a fixar a matéria."
Paulo Bier Barbosa, educador de exatas e colaborador do Instituto Intercultural, afirma que as provas da Fuvest exigem dos alunos agilidade para relacionar assuntos de uma mesma matéria ou de disciplinas diferentes.
Ao se prepararem para as provas, portanto, segundo ele, os estudantes devem relacionar os temas em "pacotes" de conhecimento. Ou seja, ao rever a matéria de física, o vestibulando deve dividir os assuntos em estudos de mecânica, calor, ondas, ótica e eletricidade. Dentro desses temas, fará novas divisões. "Ao ler uma questão, o estudante conseguirá reconhecer as categorias de assuntos com as quais está lidando, o que pode aumentar a rapidez de resposta."


Texto Anterior: Reta Final: A dez dias da Fuvest, a dica é revisar o que estudou
Próximo Texto: Procure atividades capazes de relaxar o corpo e a mente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.