São Paulo, quinta-feira, 07 de novembro de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procure atividades capazes de relaxar o corpo e a mente

DA REPORTAGEM LOCAL

O conselho nesta etapa que antecede os principais vestibulares é tentar relaxar a mente e o corpo. Chegar ao dia do exame com a cabeça tranqüila pode fazer diferença em relação aos concorrentes. O ideal é que o aluno encontre a sua fórmula pessoal para descansar.
O vestibulando Lucas de Moraes Foster, 18, que disputará uma vaga para o curso de psicologia, por exemplo, diz que conversar com seus pais e seus amigos sobre as suas dificuldades e seus receios o ajuda a manter a tranqüilidade. "Combino com amigos que estão passando por essa mesma fase atividades em conjunto, como jogar futebol no fim de semana. Aproveitamos o tempo para nos divertir e para trocar algumas idéias."
Cristian Abba, coordenador do Centro Cultural do Cursinho da Poli, sugere que o estudante procure atividades de relaxamento que são oferecidas gratuitamente na cidade de São Paulo.
O centro de convivência do parque Ibirapuera, por exemplo, desenvolve atividades como ioga, ginástica, relaxamento, caminhada e prática de tai-chi-chuan e aulas de artesanato, tapeçaria, cerâmica e jardinagem. É preciso ligar para o telefone 0/xx/11/5549-7840 e agendar um horário ou se é possível acompanhar uma aula.
Outra alternativa é fazer uma massagem ou praticar meditação. Procure um lugar silencioso, sente-se e sinta a própria respiração. A inspiração e a expiração devem ser lentas. Um exercício que não tomará muito tempo, segundo o educador Paulo Bier Barbosa, é o de fixar o olhar em um determinado ponto e tentar observar o que está acontecendo à direita e à esquerda do campo de visão.


Texto Anterior: Intensificar ritmo de estudo pode aumentar nervosismo
Próximo Texto: Em Dia - Já Passei por isso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.