São Paulo, terça-feira, 07 de novembro de 2006
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUIDADOS NA HORA DA ESCOLHA

1
Verifique com cautela os termos do contrato. Não assine nada que você não conseguirá pagar. Há bolsas em estilo doação ou restituível à instituição de ensino. Perceba a diferença entre elas.

2
Se houver necessidade de fiador, tome cuidado para não ter problemas e ficar com o nome sujo em instituições de proteção ao crédito, como Serasa ou SPC.

3
Muitas entidades exigem bom aproveitamento nos estudos como condição para a bolsa. Preste atenção às notas.

4
No caso de financiamento ou crédito estudantil, cheque as condições do empréstimo, os índices de reajuste dos valores e o prazo de pagamento. Lembre-se que fazer um financiamento estudantil é quase o mesmo que fazer um empréstimo em um banco.

5
Se estiver com dificuldades para pagar o financiamento, tente negociar os melhores termos, em vez de fugir de telefonemas do departamento de cobrança. Faculdades e empresas de crédito educativo costumam ser menos truculentas e mais flexíveis na cobrança do que instituições financeiras.

6
Antes de ingressar em uma faculdade, verifique se ela possui programas de bolsas e veja também o que acontece com os que têm dificuldade para pagar a mensalidade.

7
Na hora de batalhar uma bolsa restituível, prefira as instituições sem fins lucrativos às empresas financeiras especializadas em crédito educativo. As primeiras não cobram juros além da correção inflacionária; elas não esperam obter lucro com o crédito.


Texto Anterior: Fundações e empresas oferecem financiamentos restituíveis
Próximo Texto: Programa-se
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.