São Paulo, quinta-feira, 08 de agosto de 2002
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ANTES DE OPTAR POR UM CURSO VOCÊ TEM DE SABER

TIPOS DE UNIVERSIDADE

PÚBLICAS
mantidas e administradas pelo Poder Federal, pelo Estado ou pelo município

PRIVADAS
Com fins lucrativos - instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas pertencentes ao setor privado

Sem fins lucrativos podem ser:
Comunitárias - instituídas por grupos de pessoas físicas ou jurídicas, que incluam representantes da comunidade

Confessionais - atendam à orientação confessional e ideológica específicas

Filantrópicas - aquelas que prestem os serviços para os quais foram instituídas e os coloquem à disposição da população em geral, em caráter complementar às atividades do Estado, sem qualquer remuneração.

TIPOS DE CURSO E DIPLOMA

CURSOS DE GRADUAÇÃO
O grau de Bacharel habilita o portador a exercer uma profissão de nível superior; o de Licenciado habilita o portador para o magistério no ensino fundamental e médio

Habilitação
Os cursos de graduação podem oferecer uma ou mais habilitações. São programas institucionais com requisitos específicos como: disciplinas, estágio, trabalho de conclusão, dentre outros. Visam habilitar o aluno a exercer uma atividade específica dentro da área de conhecimento do curso

CURSOS SEQÜENCIAIS
Destinam-se à obtenção ou atualização de qualificações técnicas, profissionais ou acadêmicas

CURSO SUPERIOR DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA
É um programa de formação de estudantes em qualificações técnicas, profissionais ou acadêmicas, que confere um diploma aos concluintes

MODALIDADES DE ENSINO

Presencial - quando exige a presença do aluno em, pelo menos, 75% das aulas e em todas as avaliações.

Semipresencial - quando combina ensino presencial com parte de ensino e de outras atividades que podem ser realizadas a distância.

A distância - quando a relação professor-aluno não é presencial, e o processo de ensino ocorre utilizando os vários meios de comunicação: material impresso, televisão, internet, etc.


SISTEMA CURRICULAR

Sistema de Créditos - são organizados pela soma do valor de créditos de cada disciplina teórica ou prática

Sistema Seriado - currículo em que as atividades e disciplinas teóricas ou práticas são distribuídas em blocos

CRIAÇÃO, AUTORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DE CURSOS

Criação - Somente universidades e os centros universitários têm autonomia para criar ou fechar cursos sem autorização prévia do ministério da educação. Todas as demais instituições de educação superior precisam passar pelo processo formal de autorização.

Autorização - O curso criado ou autorizado pode abrir inscrições, realizar processo seletivo e receber alunos, mas não pode ainda conferir diploma. Deve solicitar ao Ministério da Educação o reconhecimento quando cumprir 50% de seu projeto curricular.

Reconhecimento - O curso reconhecido está habilitado a conferir diploma a seus alunos. Já passou pela etapa de autorização e tem quatro ou mais anos de funcionamento. O reconhecimento é concedido por prazo determinado e deve é avaliado regularmente pelo MEC.

AVALIAÇÕES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Provão - o Exame Nacional de Cursos é realizado pelo Inep com a participação de membros da comunidade acadêmica e o aluno tem que realizá-lo para obter o diploma.

Avaliação das Condições de Ensino - trata-se de uma avaliação realizada in loco por uma comissão de avaliadores do INEP que leva em conta três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e instalações.

Avaliação Institucional - destina-se ao recredenciamento das instituições de educação superior. Ainda em implementação

Censo da Educação Superior - realizado anualmente, levanta uma série de informações sobre as instituições de educação superior, seus docentes, cursos, vagas oferecidas, alunos matriculados e concluintes

FORMAS DE ACESSO

Vestibular - provas que abrangem o conhecimento adquirido no ensino médio

Enem - exame nacional realizado pelo ministério da educação, serve como parte do processo seletivo ou integrante da nota total.

Avaliação do desempenho no ensino médio - dependerá do desempenho do estudante no ensino médio

Avaliação de dados pessoais ou profissionais - avalia a escolarização, cursos feitos, histórico escolar e experiência profissional

Teste de conhecimentos - será feito pela universidade dependendo do curso.

O QUE VERIFICAR EM CADA INSTITUIÇÃO

O que será necessário para completar o curso. Realizar estágios, trabalhos de conclusão ou outros?

Se há grupos de pesquisa e produção de conhecimento da faculdade
Qual a qualidade corpo docente e sua titularidade (ex.: doutor)
A universidade investe em ciência e tecnologia?

Se os professores têm plano de cargos e salários (para evitar docentes insatisfeitos)

Existem laboratórios de informática?

Verificar se na biblioteca há livros atuais e clássicos

As instalações são arejadas e com integração ao ambiente?

Questionar qual é o perfil do curso: voltado para a pesquisa ou para o mercado?


MAIS INFORMAÇÕES

Ministério da Educação
Site: www.educacaosuperior.inep.gov.br
Telefone: 0800 616161
> Fonte: Andes/MEC



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