UOL

      São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 2003
  Texto Anterior | Índice

Saber falar em público é atributo importante na prática da profissão

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de ter optado por polímeros, José Alex Sant'Anna, 27, trabalhou ainda na graduação em laboratórios de cerâmica e metalurgia da UFSCar, o que lhe deu uma boa base em todas as áreas. Hoje, ele é coordenador de desenvolvimento e assistência técnica de embalagens da empresa Du Pont.
"Para fazer uma embalagem de chiclete, em que vai polímero, papel e alumínio, eu tenho de entender um pouco sobre metais para saber, por exemplo, como vai ser a adesão desse polímero com o alumínio", disse.
Ele ajuda a especificar qual o material mais adequado para a necessidade do cliente, além de facilitar o "encaixe" do material vendido no produto final, sempre visando ao menor custo.
"Se o cliente diz que um produto alimentício tem tais características e terá de resistir por tanto tempo na geladeira de um supermercado, nós temos de ver o que é necessário para isso acontecer", disse ele.
Segundo Sant'Anna, o lugar da empresa em que ele menos trabalha é o laboratório. "Nós traduzimos as necessidades do cliente para guiarmos o trabalho do pessoal do laboratório."
De acordo com ele, uma característica importante do engenheiro é saber falar em público. "A comunicação é essencial. A vida do engenheiro é fazer apresentações para defender seus projetos." Falar em público, entretanto, não significa comentar com amigos os projetos enquanto ainda estão em desenvolvimento. "Todo projeto é sigiloso até estar pronto, na prateleira do supermercado."
Ele considera que uma das principais qualidades do curso de engenharia de materiais é a grande possibilidade de áreas de atuação. "Tenho um ex-colega de classe que trabalha na Embraer. Pessoas do mesmo curso podem trabalhar com coisas tão diferentes como aviões e embalagens."


Texto Anterior: Carreira/engenharia de materiais: Função é escolher produto adequado para cada projeto
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.