São Paulo, quinta-feira, 10 de outubro de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudante planeja fazer reserva para despesas com o início do curso

DA REPORTAGEM LOCAL

O esforço para ingressar no ensino superior não se resume a passar no vestibular, afirma o estudante e programador de robôs Ricardo Alexandre Pinotti, 26.
No inicio do ano, ele passou no processo seletivo para um curso de tecnologia de sistema da informação, mas não chegou a entrar em sala de aula, pois faltou dinheiro para pagar os custos da matrícula e da mensalidade, que somavam R$ 650. O seu salário é de aproximadamente R$ 600.
"Tentei pedir um financiamento ao banco, mas não consegui nada", afirma. Pinotti teve de abandonar a vaga conquistada.
A falta de recursos impedirá que a estudante Poliana Cristina Duvaizan, 17, que pretende ingressar no curso de medicina da USP, faça o vestibular deste ano. Ela diz não ter condições de se manter nos primeiros anos de universidade. "O curso é integral e tenho de pensar nas despesas com os materiais exigidos nas aulas, com o transporte e com a alimentação."
O plano de Poliana é trabalhar no próximo ano e economizar para fazer um fundo que a ajudará no início do curso.

Benefícios
Não é somente nas universidades públicas que o estudante pode cursar uma faculdade gratuitamente. Universidades privadas possuem diversos tipos de bolsa e de financiamento estudantil.
É possível também receber bolsas de iniciação científica, de alimentação, de monitoria e de estágio.
Para Fabio Sato, diretor do cursinho da Poli, o estudante deve colocar na ponta do lápis os custos de cada universidade em que queira estudar. "Cursar a Universidade Federal de São Carlos [231 km de capital paulista], por exemplo, poderá ser mais barato para o aluno do que fazer uma universidade particular em São Paulo."


Texto Anterior: Manter-se informado e buscar apoio de amigos é fundamental
Próximo Texto: Já passei por isso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.