São Paulo, terça-feira, 10 de outubro de 2006
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estação Ciência explica fenômenos científicos e mostra suas conseqüências

DA REPORTAGEM LOCAL

"Como acontece um raio?", "Por que às vezes tomo choque quando encosto no carro?", "Como funciona uma lâmpada?". Perguntas como essas são ouvidas diariamente por Paulo Roberto de Souza, 22, estudante do quarto ano do Instituto de Física da USP. Ele é estagiário de física da Estação Ciência, em São Paulo, um centro de divulgação científica interativo que visa espalhar o conhecimento fora do ambiente escolar.
O espaço explora diversas áreas da ciência, com estandes, maquetes e exposições sobre temas tão variados quanto magnetismo, zoologia e geologia. Há, por exemplo, uma instalação que simula um tsunami. Em outra, o chão treme enquanto um monitor explica como ocorrem os terremotos.
O local não é voltado especialmente aos vestibulandos, mas é um bom lugar para ver como o que se ensina nas escolas está presente na vida. Paulo afirma que direciona a apresentação para os assuntos que estão em destaque.
"No planetário, tenho falado muito de Plutão por exemplo."

Para todos
Acontece na Estação Ciência e em mais dois locais o projeto Física para Todos. Trata-se de um ciclo de palestras organizado pelo Instituto de Física da USP e que expõe e debate com o público temas contemporâneos dessa ciência. Segundo a coordenadora do projeto, professora Maria José Bechara, "o objetivo é participar de um processo de alfabetização cientifica direta com a população. Para o vestibulando, é uma forma diferente de absorver o conhecimento científico".


www.eciencia.usp.br/

Texto Anterior: Vestibulares devem mudar ensino
Próximo Texto: Física para Todos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.