São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GEOLOGIA/CIÊNCIAS DA TERRA

É preciso gostar de exatas e da natureza

DA REPORTAGEM LOCAL

O vestibulando que gosta de matemática, de física, de química e do contato com a natureza, mas não pensa em ser engenheiro pode optar pela carreira de geologia (na Fuvest, ciências da Terra), que também é uma ciência exata.
O geólogo é o profissional responsável pelo estudo e pela análise do solo. Ele avalia, por exemplo, antes da construção de uma estrada, a composição do solo da região para determinar como a obra deve ser feita e quais os materiais que devem ser utilizados. "O geólogo é o profissional mais qualificado para avaliar o substrato rochoso de uma região. Na construção de um prédio, ele irá fornecer informações para que se faça o cálculo das estruturas", disse Wilson Teixeira, diretor do Instituto de Geociências da USP.
Outros campos de atuação são o petrolífera e o de mineração, nos quais os profissionais irão estudar os recursos minerais e auxiliar no processo de extração de matérias-primas. A área de avaliação de impacto ambiental é recente e demanda profissionais. A pesquisa em centros especializados e universidades é outra opção. Podem-se estudar vulcões e terremotos.



Texto Anterior: Prova específica de artes interfere na estatística
Próximo Texto: Biblioteconomia: Bibliotecário organiza mais que livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.