São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTREVISTA

Unicamp cria dois novos cursos na área de física

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir do ano que vem, quem ingressar na carreira de física na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) terá mais duas modalidades para escolher: física médica e física biomédica. Segundo Marcelo Knobel, coordenador de graduação do instituto, os principais motivos da criação foram a alta demanda de profissionais na área e as poucas faculdades que oferecem o curso. (AN)

Folha - Por que foram criados os cursos de física médica e de física biomédica?
Marcelo Knobel
- Porque existe uma demanda no mercado por profissionais dessas áreas. Uma comissão estudou a implementação desses cursos e foi constatado que existe uma demanda reprimida no país. São poucas as escolas que oferecem os cursos, são poucos os profissionais formados e, ao mesmo tempo, são muitos os lugares onde eles podem vir a atuar.

Folha - Qual é a diferença entre as duas modalidades?
Knobel
- Os dois cursos são de quatro anos. O de física médica contará com um quinto ano de estágio no Hospital das Clínicas da Unicamp, em que o aluno passará por vários setores nas três especializações: radiologia, radioterapia e medicina nuclear. A idéia é formar um profissional que vá direto para o mercado de trabalho. O de física biomédica tem como objetivo formar um profissional que continue na carreira acadêmica, realizando pesquisas.

Folha - Em que trabalha o físico médico?
Knobel
- Na área hospitalar, em setores onde existam equipamentos de radiologia, radioterapia e medicina nuclear. O físico médico, por exemplo, faz o cálculo de dose de radiação a ser recebida pelos pacientes e pode otimizar um equipamento para economizar material.

Folha - Serão criadas vagas?
Knobel
- Não. Agora, o estudante que escolher física poderá, depois, optar também pelas novas modalidades.

Folha - Será utilizada a infra-estrutura existente no instituto?
Knobel
- Serão cursos gerenciados pela física, mas em parceira com outras unidades. Haverá aulas na Faculdade de Ciências Médicas, no Centro de Engenharia Biomédica e no Instituto de Biologia, entre outros locais.



Texto Anterior: Caminho dos livros
Próximo Texto: Vale a pena saber - Português: Aposto explicativo não deve ser confundido com predicativo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.