São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 2006
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ilha Solteira oferece curso experimental

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O campus da Unesp em Ilha Solteira (658 km de SP) já oferece a disciplina de empreendedorismo em caráter experimental há dois anos. Após o curso do Sebrae, a matéria foi enriquecida e passa a ser optativa a partir de 2007.
"Nosso interesse é criar uma oportunidade para fixar os alunos na região", explica Dionízio Paschoareli Júnior, professor do curso de engenharia elétrica que ministra empreendedorismo.
Em 2005, 115 estudantes fizeram a disciplina, divididos entre dois semestres de curso. Neste ano, foram mais 120. A média de alunos na lista de espera foi de 15. A cada ano, um dos departamentos da faculdade fica responsável pela disciplina. Primeiro, foi engenharia civil, depois, elétrica e, no ano que vem, será mecânica.
Neste semestre, os alunos tiveram que criar uma empresa virtual. Dividiram-se em grupos e distribuíram tarefas, como se estivessem atuando numa companhia de verdade.
Eles também elegeram empresários como padrinhos para ajudar com idéias e comparar as ações com o mundo real. Além disso, esses empresários, como Wagner Cintra Ganaes, proprietário da escola de idiomas Wizard, e Nivaldo Urzulin, da Fisk, deram palestras.
"O empreendedorismo você não ensina, mas aprende", afirma Paschoareli. (FN)


Texto Anterior: Empreendedorismo vira disciplina
Próximo Texto: Matéria vai abordar de visão estratégica a resultado final
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.