UOL

      São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATUALIDADES

Bush anunciou novas sanções contra Cuba

ROBERTO CANDELORI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Empenhado em melhorar a sua imagem perante o eleitorado cubano-americano da Flórida, o presidente dos EUA, George W. Bush, anunciou o endurecimento do embargo econômico a Cuba. No 135º aniversário do início das guerras de independência contra a Espanha, Bush gritou em espanhol: "Cuba será pronto libre de nuevo. Viva Cuba libre!".
As restrições, que, segundo a Casa Branca, pretendem "provocar uma transição para a democracia" em Cuba, são um reforço ao embargo econômico que já dura mais de 40 anos. As novas medidas pretendem dificultar as viagens de americanos à ilha, intensificar as transmissões de mensagens anticastristas da Rádio e Televisão Martí e conceder mais vistos para cubanos que desejem abandonar o país. Cria a "Comissão Presidencial para Ajuda a uma Cuba Livre", sob a coordenação do secretário Colin Powell.
O embargo econômico imposto pelos EUA contra Cuba desde os anos 60 determinou que todas as nações da América rompessem relações diplomáticas com Havana. Depois, outras restrições foram impostas. Em 1992, a Lei Torricelli proibia a entrada em portos norte-americanos por seis meses de navios de qualquer bandeira que tivessem atracado na ilha. Em 1996, foi a vez da Lei Helms-Burton, que reforçou as sanções internacionais contra Cuba e passou a impedir o ingresso nos EUA de funcionários de companhias que mantivessem relações comerciais com Havana.
Até mesmo a Lei de Ajuste Cubano, de 1966, que assegura direitos especiais aos dissidentes que alcançarem os EUA, foi retomada. Atento às eleições de 2004, Bush disse que vetará qualquer iniciativa de flexibilização das restrições. A influente comunidade cubana da Flórida agradece, afinal, pode mais uma vez fazer a diferença na reeleição de Bush.


Roberto Candelori é professor do Colégio Móbile e do Objetivo. E-mail: rcandelori@uol.com.br


Texto Anterior: Biologia: O que significa o termo "fouling"?
Próximo Texto: Falta pouco: Na reta final, vestibulando deve manter ritmo de estudo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.