UOL

      São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 2003
  Texto Anterior | Índice

Grade curricular pode ter mudanças

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem pretende dar aulas para o ensino básico e para isso quer um diploma de licenciatura pode encontrar mudanças na grade curricular já em 2004. Duas resoluções e um parecer do CNE (Conselho Nacional de Educação) de 2002 estabelecem uma carga horária mínima de 800 horas de práticas pedagógicas para essa formação.
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases), feita em 1996, com os procedimentos para a educação no Brasil, estabelecia que os cursos de formação de professores precisavam de 300 horas de prática. Essa norma é atendida atualmente pelas instituições de ensino. Ou seja, elas precisaram mais que dobrar a carga horária de exercício pedagógico.
Haverá duas etapas: a prática pedagógica e o estágio supervisionado. A primeira refere-se aos exercícios propostos pela universidade para que o aluno conheça a prática da atividade. A segunda é quando o aluno dá aulas sob a supervisão de um tutor.
Para quem pretende tirar a qualificação de bacharel e de licenciatura, a nova norma pode aumentar o tempo de permanência do aluno na universidade.


Texto Anterior: Verdades e mentiras sobre o historiador
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.