São Paulo, quinta-feira, 19 de dezembro de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


MATÉRIAS COBRADAS NAS DUAS DEVEM SER PRIORIZADAS

Quem vai fazer Unicamp e Fuvest deve orientar estudos

DA REPORTAGEM LOCAL

A segunda fase do processo seletivo da Fuvest exige conhecimentos em apenas algumas disciplinas do ensino médio, dependendo da carreira escolhida. A da Unicamp, por sua vez, cobra todas as matérias. Quem vai enfrentar os dois vestibulares precisará orientar seus estudos para ter sucesso nessa etapa.
O estudante deve observar que as notas das matérias do processo seletivo da Unicamp possuem valores diferentes na média final. As chamadas disciplinas prioritárias de um curso têm peso dois. Na página 5 do manual do candidato, o vestibulando poderá verificar, por exemplo, que literatura, língua portuguesa e história são disciplinas de maior valor para o curso de ciências sociais. As demais matérias possuem peso um.
Assim, para organizar o plano de estudo, o concorrente deve marcar quais disciplinas prioritárias da Unicamp coincidem com as matérias exigidas pela Fuvest. No caso de ciências sociais, língua portuguesa, história e geografia são matérias solicitadas pela Fuvest. Duas disciplinas, portanto, coincidem nos dois vestibulares, e o candidato poderá dar mais atenção a elas.
O estudante Daniel Rutkoski, 16, candidato a uma vaga no curso de física nas duas instituições, afirma que elegeu a Fuvest como sua prioridade.
De acordo com ele, o tempo disponível até o início das provas será utilizado para estudar os detalhes das disciplinas exigidas para a carreira (português, matemática e física). "A segunda fase promete ser rigorosa."
A última prova da Fuvest termina no dia 9 de janeiro, e o primeiro exame da Unicamp começa no dia 12. O estudante terá um breve intervalo entre as provas, quando poderá dedicar-se exclusivamente à revisão para o processo seletivo da Unicamp.


Texto Anterior: Reta final: A segunda fase das provas vem aí: prepare-se
Próximo Texto: Candidatos encontram estilo pessoal no preparo para exames
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.