São Paulo, quinta-feira, 19 de dezembro de 2002
  Texto Anterior | Índice

Opção na USP-Ribeirão une informática a conhecimento médico

DA REPORTAGEM LOCAL

Além do curso de física médica, os vestibulandos que gostam tanto da área de exatas quanto da de biológicas terão, a partir deste ano, mais uma opção na USP. O curso de informática biomédica será ministrado em uma parceria entre o Departamento de Física e Matemática e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
O curso pretende formar profissionais para três áreas básicas da informática relacionada à biomedicina. Na bioinformática, uma das que mais cresceram nos últimos anos, recursos da computação são usados em pesquisas na área de biologia molecular, como no mapeamento dos genomas.
O estudante poderá trabalhar também com bancos de dados, com o gerenciamento de registros clínicos e em saúde pública. Em hospitais, por exemplo, ele desenvolverá programas para controlar as fichas dos pacientes.
A outra área de atuação é o diagnóstico por imagens, na qual também atua o físico médico. "O profissional de informática médica age no tratamento dos dados já recebidos pelo equipamento, e o físico médico trabalha na recepção dos dados", disse José Roberto Drugowitch, chefe do Departamento de Física e Matemática da USP de Ribeirão Preto.
Segundo ele, a graduação em informática médica terá mais disciplinas de biológicas do que o curso de física médica. Haverá também uma carga horária maior relacionada à área de programação.


Texto Anterior: Carreira/Física médica: Curso tem mercado em novos tratamentos e aparelhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.