São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CAPA

Internet vira aliada para o Enem

Dificuldade é filtrar o que de bom há no material disponível na web

GUILHERME VOITCH
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A geração que cresceu tendo a internet como companhia está, aos poucos, descobrindo que a rede pode ser uma aliada nos estudos.
Os portais de internet, blogs, YouTube, Facebook, Twitter e jogos on-line têm virado parceiros de professor e aluno na preparação para o Enem e demais vestibulares.
Para o especialista em Educação e professor do colégio Arquidiocesano, José Everaldo Nogueira Júnior, a metodologia das provas do Enem tornou a internet uma ferramental fundamental.
"É um casamento ótimo. A leitura na internet gera uma infinidade de links, de conexões. Você pode ler diferentes opiniões, ver vídeos."
Ao se colocar a palavra-chave "Enem" em uma busca simples no Google, são achados 5.990.000 resultados.
Com um pouco de paciência, é possível encontrar instrumentos que auxiliem no estudo. No entanto, a maioria desse material ainda está dispersa e nem sempre o estudante consegue filtrar o que realmente pode ajudar.
"Essa foi uma de nossas ideias. Centralizar e produzir material de qualidade para o ensino a distância, voltado para o Enem", afirma Luzia Regina Alves, desenvolvedora do EuNoEnem.
Com 15 mil alunos cadastrados, o site (www.eunoenem.com.br) traz aulas on-line, simulados, vídeos educativos no YouTube, conteúdo em MP3, dicas de redação e um blog sobre atualidades.
Twitter e Facebook são usados para alertar sobre novas postagens no site.
"Pelo perfil dos estudantes, [que têm] entre 16 e 17 anos, sabíamos que a internet seria um parceiro natural nos estudos", diz Alves.
Com proposta semelhante, o site O Povo no Enem (enem.fdr.com.br) traz conteúdo focado no Enem.
Desenvolvido pela Fundação Demócrito Rocha, de Fortaleza, o site nasceu para divulgar material didático.
Com a internet, porém, foi possível agregar conteúdos, com vídeo e aulas em formato de rádio, que podem parar no aparelho MP3 dos alunos.
Na mesma linha, estão os sites www.mandebemnoenem.com.br, www.pordentrodoenem.com.br, www.enemdicas.com.br e o portalenem.com.br.
Para Jucimara Roesler, diretora da Unisul Virtual, universidade catarinense com mais de 15 mil alunos matriculados no ensino a distância, a internet e as mídias sociais são pouco exploradas em suas possibilidades.
Para ela, é pode-se usar o Twitter para treinar redação, o Facebook e o Orkut para discutir questões sociais contemporâneas. "As possibilidades são várias e essa geração está conectada. É preciso haver orientação do professor para usar esse potencial."


Texto Anterior: Fora de SP: Candidatos à estadual do PA devem ir bem em testes
Próximo Texto: Youtube é a ferramenta mais usada
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.