UOL

      São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 2003
  Texto Anterior | Índice

Geógrafo participa do planejamento urbano

DA REPORTAGEM LOCAL

Desvendar quais as conseqüências da implantação de uma nova linha de metrô para uma região é um prato cheio para o geógrafo. Ele poderá analisar desde a demanda por outros meios de transporte, como ônibus, até novas oportunidades imobiliárias e comerciais.
O geógrafo trabalha em órgãos públicos, ajudando na elaboração de políticas urbanas ou rurais. Ele sugere soluções para os problemas de ocupação irregular dos mananciais e de esgotamento dos rios, por exemplo. Além disso, observa questões de poluição ambiental, geradas por uma determinada população -os problemas surgem da má ocupação do espaço, da pobreza etc.
Nos movimentos sociais, como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), o profissional ajudará na localização de áreas desocupadas e fazendas improdutivas e verificará as condições climáticas e hidrográficas, o que é importante para traçar qual o tipo de cultura a ser feita em uma determinada região.
"O geógrafo tem a capacidade de interpretar mapas e cartas com base no sensoriamento remoto, feitas por fotos aéreas ou por satélite. Analisa os dados físicos, biológicos e humanos. Outras carreiras estudam fatos isolados", afirma Amalia Inês Geraiges de Lemos, chefe do Departamento de Geografia da USP.
A gestão turística também é um mercado de trabalho. As atividades podem ser em órgãos públicos, traçando novos pólos de exploração, ou, nas empresas privadas, explorando áreas alternativas. Como o profissional tem a visão de ocupação do espaço, suas habilidades são aproveitadas na construção civil, em que examinará as condições de uma área para a construção de um condomínio. Com arquitetos, engenheiros e economistas, fará o planejamento de um empreendimento.
Como consultor geopolítico, terá a capacidade de interpretar a problemática territorial do Iraque e das guerras no Oriente Médio. Além disso, poderá traçar mapas eleitorais para uso político.


Texto Anterior: Carreira/Geografia: Sobram 17.500 vagas de professor da área no país
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.