São Paulo, domingo, 21 de maio de 2006
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

19 Estados do país ganham instituições de ensino superior

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Como parte do programa de expansão universitária, o governo federal anuncia que vai oferecer até setembro outras cerca de 15.000 novas vagas, em 19 Estados.
Duas universidades estão sendo criadas, a federal do ABC e a do Pampa, no Rio Grande do Sul. Outras oito estão surgindo do desmembramento de instituições já existentes ou pela transformação de faculdades em universidades.
O programa de expansão começou em 2005, com cerca de 2.500 vagas, mas é neste ano, quando o presidente Lula deve tentar a reeleição, que a maior parte será oferecida. "O programa começou a ser elaborado em 2004, não tem nada a ver com eleição. Não é uma coisa que se faz da noite para o dia. Se nós pudéssemos, teríamos começado antes, mas as coisas têm seu ritmo", diz o diretor do Departamento de Desenvolvimento da Educação Superior do MEC, Manoel Palacios. O valor do programa deve ser de R$ 592 milhões, e os cursos a serem oferecidos foram escolhidos segundo a demanda de mercado de cada região.
(JOANA CUNHA)


Texto Anterior: Federais: Novas vagas da Unifesp ficam atrasadas
Próximo Texto: Federais: Instituição do ABC terá ciclo básico na graduação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.