UOL

      São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARREIRA/CIÊNCIAS CONTÁBEIS

COM ANÁLISES DOS DADOS DA EMPRESA, CONTADOR AUXILIA NA TOMADA DE DECISÕES

Profissional também pode ajudar a planejar o futuro

15.jan.2002/Associated Press
SOB HOLOFOTES Auditores examinam documentos da Enron durante investigação sobre fraudes contábeis que levaram à quebra da empresa

ANDRÉ NICOLETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Com a derrubada da inflação, o aumento dos investimentos estrangeiros e o desenvolvimento das ferramentas computacionais, o papel do contador foi valorizado e incorporou outras atribuições além de somar todo o dinheiro que entra e sai de empresas.
Os programas de computador existentes permitem que os dados gerados, como despesas, rendimentos e lucro, sejam contabilizados muito mais rapidamente. O contador pode, então, dedicar-se a analisar esses dados para orientar os rumos da empresa.
"O contador hoje é um grande auxiliar na tomada de decisões das empresas. Se uma fábrica pensa em comprar uma grande máquina, por exemplo, o contador dirá qual o impacto que a operação causará, como quanto de imposto a mais terá de ser pago, e se há recursos suficientes", disse Ariovaldo dos Santos, professor de ciências contábeis da USP. Segundo ele, essa preocupação com o que será da empresa, e não apenas com o que já foi, pode ser vista nos balanços contábeis que as unidades são obrigadas a produzir. Esse balanço também é uma atribuição dos contadores. Além dos itens relativos ao ano anterior, geralmente constam as provisões para o ano seguinte.
"Se a empresa fosse um navio, o contador seria o navegador, vendo no mapa se estão no rumo certo. Ele conhece todo o porão do navio, seus produtos, notas e arquivos e pode dar opiniões embasadas em dados detalhados para o capitão", compara Alexandre Sanches Garcia, coordenador do curso da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).
Nos tempos de inflação alta, os balanços não refletiam exatamente a condição das empresas, pois os valores mudavam rapidamente. Agora, com os preços estáveis, os dados contábeis são mais úteis para a tomada de decisões.
No caso das empresas com ações na bolsa, os investidores precisam conhecer sua condição antes de investir. Para isso os balanços têm de ser divulgados. Mas, como há possibilidade de fraudes (leia texto nesta página), essas empresas têm de contratar os serviços de auditores, que são chamados para conferir as contas e atestar a veracidade do balanço.
Com a globalização, os balanços tornaram-se mais complexos, com padronizações internacionais que permitem que um investidor coreano, um brasileiro e um europeu os entendam.


Texto Anterior: Redação do leitor: Simplismo enfraquece argumentação
Próximo Texto: Profissão permite "entrar no coração da empresa"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.