São Paulo, terça-feira, 22 de dezembro de 2009
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTAS X ESTUDO

Últimos dias são só para revisão

Mas professores sugerem que candidato aproveite os dias 24, 25, 31 e 1º para descansar

Leonardo Wen/Folha Imagem
Thiago Terra, 18, que viajará no Natal e no Réveillon

RICARDO GALLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Amanhã, quando pegar a estrada rumo a São Lourenço (MG) para passar as festas de final de ano, Vinícius Moreira, 18, levará na mala mais do que mudas de roupa. Nela, estarão também as apostilas do cursinho pré-vestibular.
Tal qual muitos vestibulandos, Vinicíus quer conciliar lazer e estudo no período de Natal e Ano-Novo. "Vou ficar estudando, porque agora está bem perto da fase final."
A fase final, para ele, é a segunda etapa da Fuvest, que ocorre entre 3 e 5 de janeiro. Vinicius presta economia.
Ele já definiu a programação: descanso nos dias 24, 25, 31 e 1º -além do dia 2, véspera da Fuvest- e revisão de algumas disciplinas nos demais dias. "Sempre é bom revisar português e história, e matemática é difícil na segunda fase da Fuvest", diz.
Para ter sossego, Vinícius ficará de manhã na escola em que estudava quando vivia em São Lourenço; à tarde, vai para a biblioteca pública da cidade. "Em casa tem muito barulho."
O estudante fará exatamente o que sugerem especialistas: se é impossível desligar completamente da proximidade do vestibular, o melhor a fazer é descansar por alguns dias e intercalar o período com os estudos.
"Se o aluno estiver com a sensação de que deve estudar mais alguma coisa, o melhor é estudar. Senão, nem descansar direito ele vai conseguir", diz Edmilson Motta, coordenador do Etapa. O ideal é aproveitar os dias antes do vestibular da USP para tirar dúvidas.
Segundo os professores, embora não seja possível recuperar a matéria perdida ao longo do ano, uma última olhada sempre ajuda a eliminar pequenas dificuldades.
"Emocionalmente, os alunos não vão conseguir deixar os livros de lado. O ideal é ter um equilíbrio; viver as festas com uma certa cautela", diz Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do curso e colégio Objetivo. O importante, afirma, é não deixar de lado o descanso e curtir, ainda que sem excessos, as festas.
É o que Thiago Terra, 18, colega de Vinícius no cursinho, fará. No Natal, viajará com a família para o interior de SP; no Réveillon, vai para o Guarujá com os amigos. "Vou manter o ritmo de estudos até dia 23. Depois, vou dar uma acalmada. Não será nada muito pesado. Só para manter a consciência limpa." Thiago tenta administração na USP.


Texto Anterior: Na UFABC, as aulas começam só em maio
Próximo Texto: Festas X estudo: Não é hora de pressão, diz psicóloga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.