São Paulo, terça-feira, 22 de dezembro de 2009
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTAS X ESTUDO

Não é hora de pressão, diz psicóloga

Professora da Unesp diz que os pais têm de entender que não é hora de pressionar filho

DA REPORTAGEM LOCAL

É impossível recuperar o tempo perdido nos poucos dias que faltam para o vestibular da Fuvest, de acordo com Sandra Leal Calais, professora do departamento de psicologia da Unesp de Bauru.
Assim, agora é a hora de o aluno "se dar o direito de descansar", disse ela. Estudar um pouco, só se o aluno achar que a memória vá falhar na prova.
Sandra é autora de um estudo que apontou os vestibulandos como a categoria com maior nível de estresse. O trabalho, de 2003, foi feito com jovens com idades de 15 a 28 anos. Ela comparou os vestibulandos com estudantes do ensino médio e universitários. Leia, a seguir, trechos da entrevista concedida pela professora ao Fovest:

 

FOVEST - O que o vestibulando deve fazer durante as festas de final de ano? Estudar agora adianta algo?
SANDRA LEAL CALAIS -
É pura fantasia [o vestibulando] achar que ele vai conseguir recuperar o que não estudou o ano inteiro. Final do ano é hora de ir encerrando... Se ele não fez o que precisava, não será agora que o fará. Ficar naquele conflito entre participar ou não das festas vai trazer mais prejuízo que lucro. Tem que ficar com a família, descansar...

FOVEST - O que se passa com o aluno neste período?
SANDRA -
Vestibular é uma praga. O aluno passa mal. Fica pensando: "Se passar, sou ótimo, se não [passar], sou um zero à esquerda". E agora não adianta correr. Portanto, é hora de se dar o direito de descansar.

FOVEST - Mas e se ele achar que perderá tempo ao não fazer nada...
SANDRA -
Aí, depende do próprio aluno. Se for para não fazer nada e ficar estressadíssimo e preocupado, melhor é estudar um pouco, dar uma repassada naqueles itens em que acha que a memória pode falhar. Um dos problemas do estresse é de memória, de alteração do raciocínio. Quando fica estressado, o aluno acha que ficou burro, sem conseguir discriminar as coisas. Nesse caso, estudar um pouco pode ajudar.

FOVEST - E como os pais devem agir?
SANDRA -
A família é uma fonte de estresse absurda. Os pais cobram muito, até por vaidade, para dizer que o filho passou em vestibular de universidade pública. Aí, fica uma pressão muito grande em cima do vestibulando. Os pais têm de entender que não é a hora de agir assim. (RICARDO GALLO)


Texto Anterior: Festas X estudo: Últimos dias são só para revisão
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.