São Paulo, quarta-feira, 23 de junho de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Federal de PE troca 1ª fase pelo Enem

Segunda etapa continua com questões específicas para cada uma das áreas; novo curso será lançado em 2011

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A partir deste ano, a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) vai substituir a primeira fase de seu vestibular pelo Enem, inclusive levando em consideração o desempenho na redação.
Já a segunda fase, com questões específicas para cada uma das áreas, continua igual (veja quadro ao lado).
Outra mudança no vestibular 2011 acontece na oferta de cursos. A universidade passa a ter o curso de engenharia naval, desmembrado do de engenharia mecânica, a partir de agosto do ano que vem. O objetivo, segundo a UFPE, é atender à demanda por profissionais do setor.
O novo curso vai integrar uma das áreas mais fortes da universidade, principalmente em pesquisas: a de exatas.
De acordo com a pró-reitora de graduação da UFPE, Ana Cabral, um diferencial em relação às outras universidades da região é a qualidade dos laboratórios.
Por sua infraestrutura, a universidade tem conseguido parcerias para a realização de pesquisas, como a criada com a Petrobras para estudos sobre petróleo e gás.
Mas a UFPE também tenta fortalecer outras áreas, como a cultura do Estado, diz a pró-reitora. Em Caruaru, no agreste pernambucano, foram criados os cursos de teatro, dança e licenciatura intercultural (educação indígena). (ANDRESSA TAFFAREL)


Texto Anterior: Gramática - Thaís Nicoletti de Camargo: Língua e identidade cultural
Próximo Texto: Interpretação importa mais que temas específicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.