UOL

      São Paulo, quinta-feira, 24 de abril de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARA QUE LER?

OBRAS LITERÁRIAS AUXILIAM ATÉ A INTERPRETAR ENUNCIADOS DE QUESTÕES DE OUTRAS MATÉRIAS

Literatura ajuda a desenvolver a capacidade de entender outros textos e o mundo

Luciana Cavalcanti/Folha Imagem
A vestibulanda Paula Fernandes Ribeiro, que, mesmo já tendo lido algumas das obras obrigatórias na Fuvest, pretende relê-las agora


ANDRÉ NICOLETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Após o vestibular, o conhecimento de matemática cobrado irá ser importante nas carreiras de exatas, assim como o de história, nas de humanas. Já a literatura, apesar de não ter um conteúdo que possa ser diretamente aplicado a algumas profissões, é importante para todas as carreiras.
"Literatura não é importante porque cai no vestibular, mas cai no vestibular porque é importante. Ela melhora a sensibilidade, a compreensão do mundo. Habilita o leitor a ter uma percepção do meio social, histórico e até pessoal muito mais complexo do que sem essa experiência de linguagem", disse Benedito Antunes, professor da Unesp de Assis.
O mais importante na literatura, além dos fatos que são narrados, é a forma que o autor encontra para contar a história. A linguagem usada é normalmente mais complexa do que a de outros tipos de texto. Por isso o estudante acostumado a ler obras literárias geralmente tem mais facilidade de interpretar outros textos, inclusive enunciados de questões.
"Não lendo literatura, você fica com menos competência para perceber a matemática, para entender as relações físicas, do homem. Interpretando um texto literário, você tem condições de perceber que uma palavra ou um período muitas vezes não têm um sentido só", disse Maria Thereza Fraga Rocco, vice-diretora-executiva da Fuvest e professora da Faculdade de Educação da USP.
Por trabalhar a imaginação, a literatura desenvolve habilidades que são úteis até para a elaboração de um trabalho científico, por exemplo. "Ao ler literatura, o estudante vai ter uma habilidade mental, um alargamento de visões e possibilidades de interpretações. Isso fica indelevelmente na formação do sujeito", disse o físico Fernando Dagnoni Prado, diretor acadêmico da Vunesp.


Texto Anterior: Calendário
Próximo Texto: Utilizar apenas resumos de livros reduz os benefícios
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.