São Paulo, quarta-feira, 24 de novembro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Temas da Fuvest tendem a se repetir, dizem cursinhos

Além disso, assuntos atuais costumam ser pontos de partida para questões

ANDRESSA TAFFAREL
DE SÃO PAULO

Neste domingo acontece a 1ª fase da Fuvest, um dos vestibulares mais difíceis do país. Apesar de ser uma prova que deixa os vestibulandos com medo, professores afirmam que os temas cobrados tendem a se repetir, o que pode ajudar na hora de fazer a última revisão.
"Não é uma prova extremamente difícil, mas tem perguntas complexas, muito bem elaboradas", afirma Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Objetivo.
Outra dica é ficar de olho nos assuntos atuais. Eles não costumam ser cobrados isolados, mas podem servir como ponto de partida para uma questão ou para contextualizar conteúdos já dados em sala de aula.
"Também é comum cobrar efemérides [datas redondas ou comemorativas] ou temas que foram debatidos ao longo do ano", afirma Pedro Sérgio, professor de história do Cursinho do XI. "Destacaria, por exemplo, a Revolta da Chibata e a Revolução Mexicana, ambas de 1910."

EXATAS E INGLÊS
A dica para as disciplinas de exatas é entender bem os conceitos, muito cobrados no exame. Os cálculos geralmente são curtos.
Apesar de não ser uma regra estabelecida, as questões de língua estrangeira costumam apresentar as alternativas em português.
O forte dessa prova é a interpretação de texto. Segundo Alahkin de Barros Filho, professor de inglês do Etapa, "90% das questões são pontuais, ou seja, o aluno encontra a resposta em uma ou duas linhas do texto".
Os textos usados na prova normalmente são tirados de publicações estrangeiras, como as revistas "The Economist" e "Time" e o jornal "The New York Times".
"É bom ler textos em inglês para ampliar o vocabulário e adquirir fluência na leitura. Pode ser na internet também", recomenda Maria Cristina Armaganijan, do Cursinho do XI. Ela acrescenta que o aluno não deve se preocupar com a tradução de palavras. "O importante é entender o sentido geral do texto."
Com o apoio de professores de cursinhos de São Paulo, o Fovest reuniu essas e outras dicas em um guia (veja acima), para ajudar quem pretende revisar o conteúdo nestes últimos dias.
O resultado da 1ª fase sai no dia 20/12 e a 2ª fase acontece de 9 a 11/1/2011. O vestibular seleciona candidatos para os cursos da USP e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP.


Texto Anterior: Conheça a ESCS
Próximo Texto: Lembre-se para a 1ª fase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.