São Paulo, quarta-feira, 26 de maio de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FORA DE SP

UFPR tem cursos pouco comuns

Luteria, que ensina o aluno a construir instrumentos musicais, só existe na federal do Paraná

Campi da universidade ficam em Curitiba, em Palotina (interior) e no litoral (Matinhos e Pontal do Paraná)

ANDRESSA TAFFAREL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cursos exclusivos ou pouco conhecidos no país estão entre os pontos fortes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), uma das mais antigas universidades brasileiras, fundada em 1912.
O vestibulando pode optar, por exemplo, por luteria (construção de instrumentos musicais), engenharia de bioprocessos e biotecnologia ou história com ênfase em memória e imagem.
Com nota 4 no IGC (Índice Geral de Cursos, do Ministério da Educação, cuja escala vai de 1 a 5), a UFPR tem campi em Curitiba, Palotina (no interior) e no litoral (Matinhos e Pontal do Paraná).
Para Raul Von Der Heyde, coordenador do Núcleo de Concursos, alguns dos cursos a destacar são arquitetura, ciências sociais, terapia ocupacional, geografia, engenharia florestal e letras.
O vestibular não é unificado. A prova para o campus Litoral acontece apenas em maio (as inscrições estão encerradas); demais campi fazem a seleção no fim do ano.
Nos dois casos, a primeira fase é de conhecimentos gerais, e a segunda, de redação. Para alguns cursos, há prova específica. O Enem pode ser usado para compor a nota final -ainda não foi definida a porcentagem neste ano.

SUGESTÕES
Toda semana, o Fovest terá uma página dedicada a universidades de fora do Estado de São Paulo, com informações sobre seus cursos e processos seletivos. Mande sugestões de instituições para fovest@uol.com.br.


Texto Anterior: Atualidades - Roberto Candelori: A segurança nuclear e o TNP
Próximo Texto: Foco: Calouro prestou Unicamp 4 vezes até conseguir a vaga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.