UOL

      São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FÉRIAS

MESMO PARA QUEM PRETENDE ESTUDAR, A DICA DOS PROFESSORES É DIMINUIR RITMO DE PREPARAÇÃO

Vestibulando deve aproveitar período sem aulas para "recarregar a bateria"

Fabiana Beltramin/Folha Imagem
O estudante Gustavo Amano Ogata, que reservará pelo menos metade do tempo livre para relaxar


LUIS RENATO STRAUSS
DA REPORTAGEM LOCAL

Ufa! As férias chegaram. Agora é tempo de "recarregar as baterias", pois o segundo semestre promete ser mais "puxado". Viajar, quebrar a rotina e pegar leve nos estudos são os meios para isso.
"O estudante deve, no mínimo, quebrar a rotina. Ou seja, não manter o mesmo ritmo de estudos que tinha até o momento ou deixar totalmente de lado as apostilas", afirma Ernesto Birner, coordenador do curso Anglo.
No cursinho, os estudantes possuem cerca de três semanas de folga. Ele diz que os alunos podem, por exemplo, programar a primeira semana de férias para viajar, a segunda para estudar e a terceira novamente para colocar os pés para o alto.
Quando estiver na semana de estudo, além de se dedicar aos livros, o candidato deve procurar desenvolver outras atividades que, ao longo do semestre, não teve tempo de fazer. Isso inclui ir ao cinema ou ao teatro, sair com os amigos, jogar futebol no clube ou andar de bicicleta.
Para Carlos Eduardo Bindi, diretor-geral do Etapa, não existe uma fórmula exata do quanto um aluno deve ou não estudar nas férias. "Cada um sabe a quantidade de estudo que precisa." Segundo ele, o vestibulando precisa fazer uma reflexão sobre o seu desempenho no primeiro semestre e avaliar quanto tempo precisará ficar atrás de uma mesa de estudos.
Isso vale também para os que vão concorrer a uma vaga nos vestibulares de inverno.
Quem pretende passar longas horas estudando pode sair frustrado das férias. Nesse período, o vestibulando não tem o compromisso das aulas e, assim, fica mais difícil manter um plano mais pesado de estudo. É melhor fazer um programa "light" de leitura da teoria e resolução de exercícios.
Uma tarefa que pode ser mantida durante as férias é a leitura de jornais e revistas. Ficar atualizado reduzirá a carga de trabalho quando voltar às aulas.

Pausa necessária
A psicóloga Juliana Andrade Vilas Boas afirma que esse período de pausa é necessário para que a mente fique arejada e faça a "digestão" do que foi aprendido até o momento. Ou seja, dar um tempo a si não é deixar de se aplicar para o vestibular.
Todos da família devem ter consciência de que esse é um período importante para "recarregar as baterias" do corpo e da mente. Uma conversa com os pais é importante para diminuir as cobranças durante esse tempo.
O segundo semestre deve ser mais pesado do que o anterior. O período de estudos é menor e os conceitos das matérias serão mais aprofundados. No calendário, a ansiedade da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e das inscrições para os vestibulares, que se estenderão até o início de 2004.
Tudo isso deve ser levado em consideração quando o estudante avaliar se realmente compensa estudar nas próximas férias. No segundo tempo da preparação para obter uma vaga na faculdade, não dá para perder a disposição.
Os estudantes podem valorizar atividades esportivas, pois manter o físico em dia ajudará a enfrentar a nova etapa.
Ler os livros que são obrigatórios nas provas também é uma opção do que fazer durante um período das férias. Mas o aluno deve procurar ler apenas os livros com os quais tem mais afinidade e que sejam prazerosos -e procurar um local agradável, como um parque, para fazer a leitura.


Texto Anterior: Férias
Próximo Texto: Primeiro semestre desgastante é motivo dos que querem descanso
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.