São Paulo, terça-feira, 27 de outubro de 2009
  Texto Anterior | Índice

OPORTUNIDADE

Convênio permite intercâmbio entre alunos de USP, Unesp e Unicamp

Estudante pode fazer parte da graduação em qualquer uma das três públicas

RICARDO GALLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Pouca gente sabe, mas os alunos de USP, Unesp ou Unicamp podem cursar até um ano da graduação em uma estadual diferente da sua. O intercâmbio entre as universidades está previsto em uma lei de 2000.
A adesão é baixa, porque, em geral, o interesse do intercambista é específico -ele procura a outra universidade para se aprimorar em alguma área. E a divulgação não é muito ampla.
Na Unesp, ao menos 96 dos 34.425 estudantes fizeram intercâmbio neste ano. O levantamento foi feito em 19 das 32 unidades. A maioria foi para a USP; os demais, para outras unidades da Unesp ou para a Unicamp.
Na USP, apenas 12 alunos foram estudar em outro campus neste ano, todos na Unicamp.
Principal universidade do país, a USP mais abriga que envia intercambistas: 103 em 2009. Os dados são da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), unidade em que o intercâmbio é mais consolidado. Não há números centralizados de toda a USP.
A Unicamp enviou 120 alunos para outras universidades.
Quem está fazendo o intercâmbio diz se tratar de uma boa oportunidade para agregar conhecimento. É o caso de Fernanda Elis Ribeiro, 19, que estuda letras na Unesp de São José do Rio Preto e está na USP.
"Está sendo bom, estou aprendendo, estudando com professores novos, fiz amigos. Mas o curso da Unesp é melhor."


Veja como solicitar o intercâmbio

blogdofovest.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Panamericana oferece cursos com 2 a 3 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.