São Paulo, quarta-feira, 27 de outubro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CAPA

Pela 1ª vez, reserva de vagas chega a 40% na federal de São Carlos

DE SÃO PAULO

Pelo quarto ano consecutivo, parte dos candidatos poderá entrar na UFSCar por meio da reserva de vagas, que beneficia estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou se declaram negros ou pardos.
Mas, pela primeira vez, o número de beneficiados chegará a 40% dos aprovados. Do total de vagas oferecidas pela instituição, 25% serão destinadas a ex-alunos de escola pública e 15% a quem se declarar negro, desde que também tenha estudado em escola pública.
A reserva de vagas foi definida em 2007 e faz parte do Programa de Ações Afirmativas da universidade. O índice de 40% deve permanecer até 2013, quando então o valor passará a ser de 50%.
Como essas vagas não são cotas, as que ficarem ociosas poderão ser preenchidas por candidatos da lista geral, afirma Wagner Souza dos Santos, coordenador da Covest, responsável pelos processos seletivos da UFSCar.

INDÍGENAS
Apesar de não serem beneficiados pela reserva de vagas, os candidatos indígenas podem concorrer a vagas na universidade em um vestibular específico, desde que também sejam oriundos da rede pública de ensino.
São oferecidas 57 vagas, o que representa um posto adicional em cada graduação, nos três campi da UFSCar.
As inscrições para o vestibular deste ano já foram encerradas. (AT)


Texto Anterior: UFSCar dará peso conforme curso
Próximo Texto: Preço da prova: Gasto com inscrição chega a R$ 445 em SP
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.