UOL

      São Paulo, quinta-feira, 28 de agosto de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acontecimentos bons também podem causar reações de estresse

DA REPORTAGEM LOCAL

Nem só situações tidas como ruins, como uma prova, causam reações de estresse no organismo. Além desse tipo, chamado de distresse, há o causado por eventos considerados bons -mas que também causam modificações no organismo- e que é chamado de eustresse. Ao ver seu nome em uma lista de aprovados, por exemplo, é bem provável que seu coração dispare, sua respiração fique mais rápida e a pessoa comece a suar. Isso também acontece em maus momentos.
Em todos os casos, o estresse é uma modificação do organismo para se adaptar a um estímulo externo. Em caso de perigo, por exemplo, com o aumento dos batimentos cardíacos, mais sangue chega ao cérebro e aos músculos, favorecendo uma possível fuga ou enfrentamento do problema.
"Estresse não é necessariamente algo que vem de um estímulo ruim e que causa efeitos ruins. O estresse é uma adaptação necessária do organismo. Quando alguém é xingado no trânsito, é preciso ter um aumento de sua capacidade cognitiva, para controlar a situação, e uma maior capacidade muscular, para uma possível briga. Isso é conseguido com o aumento dos batimentos cardíacos", disse Telma Spera de Andrade, psicobióloga da Unesp.
Essas adaptações são causadas imediatamente após um estímulo externo pelo sistema nervoso autônomo. Para manter essas modificações, o sistema endócrino entra em ação. O hipotálamo estimula a hipófise que, por sua vez, estimula as glândulas supra-renais, produzindo hormônios como o cortisol e a adrenalina.
Quando esses eventos são constantes e, portanto, o organismo tem de se manter "adaptado", começam a surgir outros problemas, como a queda de imunidade. "O estresse agudo, que dura minutos ou horas, pode até ser imunoestimulante, mas, quando passa a ser crônico, persistindo por dias, ou mesmo meses, suprime as funções imune", disse José Maurício Sforcin, professor de imunologia da Unesp.


Texto Anterior: Estômago de vestibulando
Próximo Texto: Fuvest tem equipe médica de plantão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.