São Paulo, quinta-feira, 28 de outubro de 2004
  Texto Anterior | Índice

Graduação interage com outras áreas

DA REPORTAGEM LOCAL

Além da interação com a engenharia civil, necessária para entender as construções envolvidas na exploração das jazidas, o curso de engenharia de minas tem fundamentos comuns a outras áreas.
O aluno terá de aprender o básico de engenharia mecânica, por exemplo. "Há equipamentos na mina que podem dar problema ou que precisem de pequenos ajustes. Mas nem sempre há engenheiros mecânicos disponíveis. Se essas máquinas ficam paradas por uma hora, o prejuízo é grande", disse Adriano Heckert Gripp, da UFMG.
As bases da química serão necessárias para a atuação na área de beneficiamento. A geologia, por sua vez, é importante para a pesquisa mineral e para os estudos de mecânica das rochas.
Já para saber a viabilidade econômica de uma reserva mineral, o engenheiro tem de entender de economia e do mercado específico de recursos minerais.
A preocupação com a preservação ambiental também abriu mercado para o engenheiro de minas, que precisa de novos conhecimentos. "Antes era um pouco caótico. Agora, há um controle ambiental muito maior. A área ambiental é interdisciplinar, e o engenheiro de minas também participa", disse Jair Koppe, da UFRGS.
Como antes do beneficiamento os minérios têm uma concentração baixa das substâncias que interessam, após o processo sobram os resíduos que não podem ser comercializados. O engenheiro, então, tem de planejar como armazenar essas substâncias sem que elas contaminem os rios e o solo, o que pode ser feito, por exemplo, com a construção de barragens.
Em grandes empresas, cada fase do processo de mineração, como lavra e beneficiamento, tem uma equipe diferente de engenheiros de minas, mas, em mineradoras menores, é comum o profissional ter de atuar em todas essas etapas, de pesquisa mineral e gestão ambiental até o beneficiamento.


Texto Anterior: Carreira/Engenharia de Minas: Curso estuda produção de minérios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.