São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 2002
  Texto Anterior | Índice

Residência em hospitais é caminho tradicional para especialização após graduação

DA REPORTAGEM LOCAL

A residência é o caminho tradicional de quem busca uma especialização. Para ela, o estudante deve reservar de dois a cinco anos após a conclusão da graduação, que será finalizada em seis anos.
Nesse período, o formado permanecerá em período integral num hospital. Ele atenderá aos pacientes, mas terá a supervisão de um responsável. Em geral, paga-se ao residente uma bolsa de estudos de R$ 1.390 por 40 horas de trabalhos semanais.
A especialização será uma combinação de diferentes tipos de residência. Para se especializar em cirurgia plástica, por exemplo, o médico deverá fazer dois anos de residência em cirurgia-geral e outros três anos em cirurgia plástica.

Concorrência
O candidato deve se preparar para enfrentar a concorrência a uma vaga de residente. Anualmente, são oferecidas 6.000 vagas, enquanto formam-se 10 mil estudantes no país.
O candidato também poderá optar por cursos de especialização em institutos de ensino e depois passar por uma prova de aptidão das associações de medicina.


Texto Anterior: Carreira/Medicina: Interior do país é alternativa a mercado concorrido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.