São Paulo, terça-feira, 29 de janeiro de 2008
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agências providenciam curso, acomodação e seguro de saúde

DA REPORTAGEM LOCAL

Um pacote completo para estudar no exterior (curso + acomodação + seguro de saúde) pode ser adquirido em agências de viagem que têm convênios com as faculdades e orientam sobre os trâmites legais.
Há opções de cursos técnicos, mais curtos, e os de graduação. O foco principal é nos Estados Unidos e na Europa, Inglaterra principalmente. Para universidades mais concorridas como as americanas Harvard e Yale, o contato e a inscrição devem ser feitos diretamente com as próprias instituições.
"São oferecidos cursos em diversas áreas profissionais, como marketing, administração, economia e informática", afirma André Luiz Simonetti, gerente do programa de universidades da CI (www.ci.com.br).
"Não é recomendável fazer o curso de direito no exterior, se o aluno quiser voltar e atuar no Brasil, porque as leis mudam muito de país para país e seria complicado obter o reconhecimento do diploma aqui."
De acordo com Simonetti, o custo no primeiro ano da faculdade varia de US$ 30 mil a US$ 40 mil dólares por ano. "No segundo ano, porém, o valor cai porque o aluno encontra outro tipo de acomodação e renova a matrícula por conta própria."
O início do ano letivo é em geral em meados de agosto ou setembro. As inscrições costumam ser até março ou abril, dependendo da instituição.
"É fundamental ter proficiência no idioma para ser admitido", ressalta Claudia Martins, gerente de comunicação da STB (www.stb.com.br).
Emilia Miguel, gerente de produto da Experimento (www.experimento.org), concorda: "O estudante deve aproveitar esses poucos meses que faltam para correr atrás dos certificados". (FC)


Texto Anterior: Saiba mais
Próximo Texto: No exterior: Graduação fora une cultura e idioma
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.