São Paulo, terça-feira, 29 de janeiro de 2008
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dupla titulação dá diploma de outro país e daqui

LUISA ALCANTARA E SILVA
DA REDAÇÃO

Outra oportunidade implantada em alguns cursos no Brasil é a dupla titulação -o aluno faz uma parte da graduação aqui, outra lá fora, e sai com dois diplomas.
Na Anhembi Morumbi, por exemplo, o aluno pode fazer os três últimos semestres de hotelaria na Suíça e tem diploma válido na Europa. "Ele vai ter uma formação melhor", diz Marta Iglesis, responsável por assuntos internacionais da faculdade.
Das 12 instituições estrangeiras com que a Pontifícia Universidade Católica mantém convênio, por enquanto apenas com uma há o programa de dupla titulação, no curso de relações internacionais. Segundo Renée Zicman, assessora para assuntos de cooperação internacional da PUC, os alunos que pensam em ter dois diplomas do mesmo curso devem se informar bastante. "Alguns cursos são complicados para ter duplo diploma, como o direito", diz. "A lei é de cada país."
Pedro Lima, 26, deve receber seus dois diplomas neste ano. Aluno da Poli-USP, ele passou dois anos estudando na Itália e agora vai apresentar o trabalho final. "Ainda não sei o quanto vale ter os dois diplomas, mas vale. Numa entrevista, ajuda."
Normalmente, o processo de seleção para a dupla titulação é o mesmo para quem vai passar um semestre estudando fora.


Texto Anterior: No exterior: Graduação fora une cultura e idioma
Próximo Texto: Fique por dentro: Exposição traz 20 obras sobre cidade de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.