São Paulo, quinta-feira, 29 de julho de 2004
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GEOGRAFIA

Para estudar, deixe as estatísticas de lado

EDER MELGAR
ESPECIAL PARA A FOLHA

Durante as férias, encontrei um aluno com uma tabela que continha vários dados estatísticos. Estava lá o primeiro produtor mundial de ouro, o maior exportador de petróleo, o país de maior crescimento populacional e mais uma meia centena de informações desse tipo.
A tabela fez-me lembrar de listas de "maiores e menores" -sobre qualquer coisa que você imaginar- que aparecem às vezes em alguns almanaques.
Perguntei ao aluno o que ele pretendia fazer com aquilo e ouvi a resposta que eu mais temia: "Vou decorar!".
Imediatamente imaginei o tempo enorme que ele despenderia para cumprir a empreitada, que, já de antemão, aviso que seria inútil. Resolvi mandar mais uma pergunta: "Mas você acha que vão cobrar essas coisas nos vestibulares?".
Para a minha surpresa, ele sacou um papel em que havia impresso um teste que questionava sobre a posição do Brasil no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), sem especificar em qual ano e com alternativas "ótimas". As opções: 65º, 72º, 69º, 111º e 67º.
Argumentei que os vestibulares das grandes e tradicionais instituições de ensino do país dificilmente fariam perguntas como aquela. Ele contra-argumentou que não prestaria apenas as provas dessas instituições mas também algumas escolas pequenas e nada tradicionais.
Aí só me restou dizer: "E daí? Se perguntarem, você erra".
O aluno ficou meio espantado e eu continuei: "Garanto que não vai ser o erro de um teste como esse que vai fazer você deixar de conquistar a sua vaga. Se uma questão como essa, de fato, caiu em algum vestibular, provavelmente os alunos aprovados também devem ter errado".
Pegou o espírito da coisa? Nada de ficar decorando dados estatísticos. Quer saber algo sobre o IDH? Descubra, por exemplo, o que mede, a qual grupo de países o Brasil pertence, como esses grupos estão divididos pelos continentes. Ou, para simplificar, leia a próxima coluna.


Eder Melgar é coordenador de geografia do curso Intergraus


Texto Anterior: Saiba mais - Física: A poderosa energia nuclear: fissão e fusão
Próximo Texto: Curso prioriza tópicos mais cobrados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.