UOL

      São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 2003
  Próximo Texto | Índice

NOVO UNIVERSITÁRIO

PARA PSICÓLOGO, ENTENDER QUE DEIXAR A ANTIGA ROTINA FAZ PARTE DE NOVO PROJETO AMENIZA PROBLEMA

Angústia no começo das aulas da faculdade é normal

ANDRÉ NICOLETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Você estudou o ano inteiro, talvez até mais de um, e, finalmente, foi aprovado. Você deveria ficar extremamente feliz, mas, quando começam as aulas, uma certa angústia o atinge. Antes de se sentir culpado por não estar alegre, saiba que isso é normal.
O calouro tem de deixar para trás a escola ou o cursinho em que estudava, os amigos que encontrava todos os dias e até a sua antiga rotina. Tudo isso será substituído por novas relações na faculdade. "Por um lado, o calouro tem a perda do velho, do habitual, e, de outro, ele tem de entrar em contato com o novo, o que pode criar uma ansiedade e, às vezes, uma angústia", disse Miguel Angelo Yalente Perosa, professor de psicologia da PUC-SP.
Segundo ele, uma forma de tentar amenizar o sentimento é ter em mente o porquê do abandono do velho, ou seja, adquirir uma formação que o torne um profissional. "A gente sai do habitual porque tem um projeto de ser alguma coisa. Se o calouro se centrar nessa idéia, o que aparecer de ruim no caminho será uma dificuldade a ser ultrapassada em nome de um objetivo. Caso contrário, a dificuldade vira impossibilidade", afirmou ele.


Próximo Texto: Forma de aluno assistir às aulas também é diferente
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.