UOL

      São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MUITOS PROFESSORES EXIGEM LEITURA PRÉVIA DO CONTEÚDO QUE SERÁ APRESENTADO EM SALA

Forma de aluno assistir às aulas também é diferente

DA REPORTAGEM LOCAL

Além das alterações de rotina, de ambiente e de amigos, o novo universitário terá de encarar ainda mudanças na forma como os conteúdos são apresentados.
Apesar de as aulas serem prioritariamente expositivas -em que os professores explicam os tópicos oralmente para a sala, como acontece no ensino médio-, em geral os professores não têm a mesma preocupação em esquematizar o conteúdo de forma detalhada na lousa, como acontece nos cursinhos e nas escolas. Agora, o estudante terá, na maioria dos casos, de anotar o que é dito.
Em muitos casos, as aulas são baseadas em leituras prévias que o estudante precisa fazer em casa. Em relação aos do ensino médio, os textos da graduação costumam ser mais complexos e longos. "Os alunos têm dificuldade de se habituar com leituras interpretativas freqüentes. Isso acaba inviabilizando, muitas vezes, um debate sobre os problemas apresentados em um texto, porque ele não é lido ou não é compreendido", disse Elie Ghanem, professor da Faculdade de Educação da USP.
Segundo ele, outra dificuldade é a "dosagem" correta dos textos. "Isso depende de uma integração entre os professores, para que as leituras prescritas por um não acumulem com as de outros. Em geral, há um exagero nas solicitações de leituras, e o aluno acaba não tendo como ler tudo o que os professores querem."
Outra mudança é o sistema de dependências -as chamadas DPs-, que, apesar de raro, também pode ocorrer em escolas do ensino médio. Na maioria das instituições de ensino superior, se o estudante é reprovado em uma disciplina, ele não precisa cursar novamente as outras nas quais foi aprovado. Isso acontece porque, dependendo do que estabelece o estatuto da instituição, as matrículas podem ser feitas por matéria e não por período. Isso possibilita também que o estudante escolha quais disciplinas quer cursar em cada ano ou semestre.


Texto Anterior: Novo universitário: Angústia no começo das aulas da faculdade é normal
Próximo Texto: Universidades públicas de SP têm programas de recepção
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.