UOL

      São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Graduandos utilizam conhecimento sobre religião para ter atuação diferenciada

DA REPORTAGEM LOCAL

Os estudantes de teologia estão encontrando outras formas de utilizar os conhecimentos sobre a religião para desenvolver uma atuação profissional diferenciada.
De acordo com Rui de Souza Josgrilberg, diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, metade dos graduandos do curso noturno, por exemplo, não irá seguir a área religiosa.
Josgrilberg afirma que uma parcela desses estudantes seguirá as áreas de sociologia, de psicologia e de jornalismo especializado em religião.
Eudson Silva Ribeiro, 21, estudante do terceiro ano de teologia, atualmente desenvolve um projeto de assistência social na favela Cota Duzentos, em Cubatão (a 58 km de São Paulo).
Ele diz que os conhecimentos sobre a religião o ajudam a entender, por exemplo, os princípios morais da comunidade que atende. "A igreja é um ponto de partida para trabalharmos assuntos de saúde, de sexualidade, de educação e de auto-ajuda. Não é o objeto final da atividade."
O estudante também afirma que tem um projeto de pesquisa sobre como a religião é divulgada pela mídia. "A idéia é entender como os meios de comunicação utilizam a linguagem religiosa e como o público a recebe", afirma Ribeiro, que estuda na Metodista.


Texto Anterior: Carreira/Teologia: Graduação não é apenas para padres e pastores
Próximo Texto: Cartas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.