São Paulo, quinta-feira, 31 de outubro de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FÍSICA

Tempo de reação e de frenagem

TARSO DE PAULO RODRIGUES
ESPECIAL PARA A FOLHA

O "Manual de Formação de Condutores de Veículos" recomenda ao motorista manter uma certa distância do veículo à sua frente, a fim de evitar colisão caso tenha de parar ou de desviar. Com esse objetivo, explica o significado de algumas distâncias na frenagem de um carro.
A distância de reação é aquela que o veículo percorre desde o instante em que o motorista vê o obstáculo ou a situação de perigo até o momento em que efetivamente pisa no freio. O tempo de reação de um condutor pode variar de 0,2s a 0,7s, ou seja, durante esse intervalo de tempo, o veículo se movimenta com velocidade praticamente constante.
A distância de frenagem é aquela que o veículo percorre a partir do momento em que o motorista pisa no freio até sua parada total. A distância total percorrida pelo veículo desde o instante da observação da situação de perigo até sua parada é a soma das distâncias de reação e de frenagem.
Supondo que uma pessoa sóbria e atenta leve 0,3s para reagir a um bom estímulo visual, se ela estiver conduzindo um veículo a 100 km/h em condições normais, a distância de reação será de aproximadamente 8m. Sabendo que a máxima desaceleração que podemos suportar em um automóvel varia de 5m/s2 a 8 m/s2, a distância mínima percorrida pelo veículo na fase de frenagem é de cerca de 48 metros. Assim, a menor distância total percorrida pelo veículo até parar é de aproximadamente 56 metros.
Existe uma regra de direção defensiva para determinar a distância segura que devemos manter do veículo à nossa frente, denominada "regra dos dois segundos". Marque um ponto de referência à frente (uma árvore, uma placa etc.). Quando o veículo da frente passar por aquele ponto, conte mentalmente um intervalo de dois segundos. Se o seu veículo passar por esse mesmo ponto, em um intervalo menor do que dois segundos, significa que você está perto demais do veículo à sua frente. É aconselhável você frear e reiniciar uma nova contagem. Para um veículo que se movimenta a 100 km/h, a distância segura é de cerca de 60 metros.
Em condições diversas das ideais, como pista molhada, distração do motorista, ou até mesmo as luzes do freio do veículo da frente estarem queimadas, o tempo de reação aumenta quase dez vezes. A 100 km/h, um único segundo a mais no tempo de reação representa quase 30 metros percorridos a mais, e as chances de colisão aumentam muito!


Tarso Paulo Rodrigues é professor e coordenador de física do Colégio Augusto Laranja



Texto Anterior: Português: "Erro de português" é questão polêmica
Próximo Texto: Geografia: As terras indígenas e a preservação da biodiversidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.