São Paulo, segunda-feira, 01 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova peça de Shepard é principal estréia da Broadway em 2001

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

A principal estréia da Broadway em 2001 está em cartaz em San Francisco atualmente. Mais precisamente, no Theater on the Square, onde foram vendidos todos os 740 lugares diários para as cinco pré-estréias mais as 41 seções regulares que se seguiram.
É a mais recente peça de Sam Shepard, "The Late Henry Moss", que chega a Nova York no começo do semestre que vem e reúne o que está sendo chamado de "dream team" shepardiano.
Estão no palco Sean Penn, Woody Harrelson, Nick Nolte e Cheech Marin, e o trabalho é o primeiro de Shepard desde "Simpatico" (94). São três atos de um tema caro ao autor: o conflito entre dois irmãos que não se vêem há anos, num quarto de hotel de uma cidadezinha, o pai dos dois que não consegue dominá-los e uma presença feminina mítica.
Outro dos nomes mais quentes da temporada que vem é Philip Seymour Hoffman, que protagonizou este ano "True West", do mesmo Shepard, dirige o off-Broadway "Jesus Hopped the "A" Train" e se prepara para comandar Meryl Streep, Kevin Kline e Natalie Portman em "A Gaivota", de Tchecov, com estréia prevista para setembro.
Ainda, deve ocorrer o tradicional êxodo londrino: das produções que estão na capital britânica e devem cruzar o Atlântico. Desta vez, porém, trata-se de uma volta ao lar, uma vez que muitos atores americanos estão dominando a cena atual na capital inglesa.
Assim, a Broadway deve receber "A Primeira Noite de Um Homem", com Jerry Hall (ex-Jagger) no papel de Mrs. Robinson, e até Macaulay Culkin (de "Esqueceram de Mim"), agora crescido, com "Madame Melville", dirigido por Richard Nelson.
No outono, chega "Tallulah", com Kathleen Turner vivendo a atriz Tallulah Bankhead, "Longa Jornada Noite Adentro", de O'Neill, com Jessica Lange, e "O Pecado Mora ao Lado", com Daryl Hannah no papel que já foi de Marilyn Monroe no cinema.
No departamento "livro que virou filme, que virou peça, que virou CD", o ator/diretor Tim Robbins deve levar ao palco a adaptação de "Dead Man Walking", e Madonna pode interpretar o papel principal de "Piaff".
Mais: "Primavera para Hitler", com produção de Mel Brooks e Nathan Lane e Matthew Broderick nos papéis que foram de Gene Wilder e Zero Mostel no cinema, está quase pronto. E "Um Estranho no Ninho", com Gary Sinise, acaba de ser anunciado.




Texto Anterior: Artes cênicas: Festival retorna e esquenta a temporada
Próximo Texto: Literatura: Machado de Assis é transportado para o universo das HQs
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.